Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/613
Title: Simulação computacional de defletores de ar para veículo de carga comercial
Other Titles: IV WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA
Authors: Magalhães, Tarcisio Faustino
Oliveira, Turan Dias
Tofaneli, Luzia Aparecida
Keywords: Defletor de ar;Veículo de carga;Fluidodinâmica computacional
Issue Date: 2014
Publisher: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citation: MAGALHÃES, Tarcisio Faustino; OLIVEIRA, Turan Dias; TAFANELI, Luzia Aparecida. Simulação computacional de defletores de ar para veículo de carga comercial. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA, 4., 2014, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2014. p. 514-523.
Abstract: comparado aos outros meios de transporte sendo o transporte rodoviário como principal meio de transporte de cargas no país. Uma análise do efeito do consumo de combustível oriundo deste transporte revela grande participação no custo final das operações e nas emissões atmosféricas nocivas à saúde e ao meio ambiente. A minimização deste consumo envolve a redução da força de resistência ao movimento, na qual o arrasto tem significativa porcentagem. Nas últimas décadas, o uso de ferramentas computacionais para análises aerodinâmicas vem se tornando cada vez mais comum, uma vez que os novos recursos computacionais possibilitam simulações mais fiéis a resultados encontrados experimentalmente. O objetivo deste trabalho é analisar o desempenho aerodinâmico de defletores de ar para veículos de carga rodoviários através de simulações tridimensionais em Fluidodinâmica Computacional (CFD). Os resultados mostram o efeito da implementação de defletores de ar no comportamento do escoamento.
Description: p. 514-523
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/613
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Simulação computacional ... MCTI.pdf1.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.