Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/612
Título: Tecnologias de gestão e boas práticas de sustentabilidade como auxílio no gerenciamento de resíduos de construção civil no canteiro
Título(s) alternativo(s): IV WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA
Autor(es): Santos, Patrícia Paty
Alberte, Elaine Pinto Varela
Cardoso, Larissa da Silva Paes
Palavras-chave: Retrabalho
Construção civil - Resíduo
Ferramenta - GBPS
Data do documento: 2014
Editor: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citação: SANTOS, Patrícia Paty; ALBERTE, Elaine Pinto Varela; CARDOSO, Larissa da Silva Paes. Tecnologias de gestão e boas práticas de sustentabilidade como auxílio no gerenciamento de resíduos de construção civil no canteiro. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA, 4., 2014, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2014. p. 524-534.
Resumo: Os canteiros de obras da indústria da Construção Civil convivem diariamente com inúmeras formas de desperdício, e, consequentemente, grande volume de resíduos da construção civil (RCC), oriundos, em grande parte, das perdas de materiais e das atividades de retrabalho. Diante deste contexto, buscou-se identificar a influência das Tecnologias de Gestão e Boas Práticas de Sustentabilidade (GPBS), no auxílio direto à redução da geração de resíduos em canteiros de obras. Tendo em vista esse panorama, o estudo propõe uma análise de dois cenários de obras: o cenário da Obra A, que utilizou tecnologias de GBPS, e o cenário da Obra B, onde foram utilizadas apenas ferramentas de gestão da qualidade e de resíduos. Por meio de observações de campo e entrevistas não estruturadas realizadas com os agentes envolvidos na geração de RCC, foi possível identificar os benefícios agregados em cada um dos cenários estudados a partir do sistema de gestão adotado em cada caso, bem como, a influência decisiva do uso das tecnologias de GBPS na redução dos resíduos gerados dentro dos canteiros, sendo significativo destacar o interesse do cliente, como principal diferencial.
Descrição: p. 524-534
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/612
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TEcnologias de gestão ... GETEC.pdf668.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.