Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/604
Título: Gestão da qualidade em serviços de alimentação: importância das boas práticas de fabricação
Título(s) alternativo(s): IV WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA
Autor(es): Soares, Paulo Gustavo dos Santos
Costa, Samantha Serra
Palavras-chave: Restaurante - Qualidade
BPFs
BPFs - Implantação
Qualidade sanitária
Qualidade nutricional
Qualidade
Data do documento: 2014
Editor: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citação: SOARES, Paulo Gustavo dos Santos; COSTA, Samantha Serra. Gestão da qualidade em serviços de alimentação: importância das boas práticas de fabricação. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA, 4., 2014, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2014. p. 248-258.
Resumo: Diante da crescente valorização do setor de alimentação coletiva e da alta competitividade, a preocupação com a qualidade sanitária e nutricional dos alimentos é essencial para que os estabelecimentos produtores de alimentos se destaquem pela melhoria da qualidade dos produtos e serviços oferecidos. As Boas Práticas de Fabricação (BPFs) abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelos estabelecimentos produtores de alimentos, a fim de garantir a qualidade sanitária e conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos. O objetivo desse artigo foi desenvolver uma revisão de literatura sobre a importância da implantação das BPFs em serviços de alimentação, como principal ferramenta para manutenção da qualidade e a segurança dos alimentos. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória por meio de um levantamento bibliográfico sobre os temas propostos, tendo como fontes de pesquisa principais artigos de periódicos, congressos, teses e dissertações dedicados ao assunto. É importante destacar que cada área deve fornecer as condições necessárias para proteger esses alimentos enquanto estiverem sob seu controle. A implantação das BPF pode ser considerada como o primeiro passo a ser dado por um restaurante produtor de alimentos para assegurar uma produção segura e com qualidade. A empresa que almeja destacar-se deve investir, sobretudo, em qualidade, sendo a higienização, principal desencadeador desse processo.
Descrição: p. 248-258
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/604
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gestão da qualidade ... GETEC.pdf444.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.