Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/602
Título: Correlação cruzada da dengue nos três biomas da Bahia
Título(s) alternativo(s): CONGRESSO LATINOAMERICANO DE BIOMATEMÁTICA
Autor(es): S. Filho, Aloísio Machado da
Nascimento, Aloísio
Saba, Hugo
Zebende, Gilney F.
Moret, Marcelo A.
Palavras-chave: Dengue
Série temporal
Correlação cruzada
Data do documento: 13-Jul-2015
Citação: S. FILHO, Aloísio Machado da et al. Correlação cruzada da dengue nos três biomas da Bahia. In: CONGRESSO LATINOAMERICANO DE BIOMATEMÁTICA, 2015, Botucatu. Anais... Botucatu: SOLABIMA, jul. 2015.
Resumo: Em decorrência da tendência de crescimento dos casos de dengue e complexidade na sua manifestação, principalmente nos grandes centros urbanos, e necessário ações com alicerce científico. Motivada por esta realidade a presente pesquisa tem como objetivo analisar a dinâmica temporal dos casos de dengue em alguns municípios baianos, utilizando como método de análise o coeficiente de correlaçãao cruzada sem tendência DCCA. Os resultados do presente artigo identi caram correla c~ao cruzada positiva, principalmente, para grandes escalas de tempo (n 100) entre os municípios analisados, independente do bioma (Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica) em análise. Neste caso, para grandes escalas de tempo o bioma não e um fator relevante para as flutuações da série temporal da dengue, considerando os municípios analisados.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/602
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DENGUE_CORRELACAO-CRUZADA.pdf302.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.