Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/595
Título: Análise temporal dos impulsos miolétricos nos músculos da face de um indivíduo com gagueira: uma abordagem DFA
Título(s) alternativo(s): CONGRESSO LATINOAMERICANO DE BIOMATEMÁTICA
Autor(es): Castro, Arleys Pereira N. de
Silva, Marcus F. da
Zebende, Gilney F.
Palavras-chave: Gagueira
Série temporal
Autocorrelação
Data do documento: 13-Jul-2015
Editor: SOLABIMA
SOLABIMA
Citação: CASTRO, Arleys Pereira N. de; SILVA, Marcus F. da; ZEBENDE, Gilney F. Análise temporal dos impulsos miolétricos nos músculos da face de um indivíduo com gagueira: uma abordagem DFA. In: CONGRESSO LATINOAMERICANO DE BIOMATEMÁTICA, 2015, Botucatu. Anais... Botucatu: SOLABIMA, 2015. p. 1-5.
Resumo: A presente pesquisa objetiva identificar e mensurar autocorrelação nas séries temporais de indivíduos com gagueira, via sinais mioel étricos dos músculos da face do zigomático maior, utilizando como método de análise o Detrended Fluctuation Analysis-DFA. Com a presente pesquisa almejamos oferecer mais uma ferramenta de análise para o monitoramento e estudo dos casos de gagueira. Os resultados indicaram comportamento persistente (0; 50), tanto para o indivíduo controle (sem gagueira) quanto para o indivíduo teste (com gagueira). Os procedimentos metodológicos desta pesquisa foram apreciados pelo comitê de ética de pesquisa com seres humanos (Resolução 466/12. Parecer número 068/2014 com o termo de consentimento livre e esclarecimento).
Descrição: p. 1-5
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/595
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise temporal dos impulsos ....pdf376.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.