Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/579
Title: Montagem de um protótipo didático de bancada para produção de biodiesel na UFRB
Other Titles: V WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (PTI) e I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA (SIINTEC)
Authors: Oliveira, Ana Quézia R.
Gomes, Bárbara P.
Soares, Ikaro A.
Santos, Joan
Maia, Joyce M. B.
Alves, Carine T.
Keywords: Biodiesel - Produção;Sustentabilidade;Óleo residual - Reciclagem
Issue Date: 10-Sep-2015
Publisher: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citation: OLIVEIRA, Ana Quézia R. et al. Montagem de um protótipo didático de bancada para produção de biodiesel na UFRB. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI, 5., SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - SIINTEC, 1., 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 237-244.
Abstract: A disposição de óleos residuais em locais indevidos vem ocsasionado diversos danos ambientais, fazendo-se necessario a discussão sobre a popularização das formas corretas da disposição desse material. Uma dessas formas seria a destinação desse produto para a produção de biodiesel. Sendo assim,o presente trabalho propõe a montagem e posterior automação de um protótipo de bancada capaz de produzir biodiesel a partir de óleos refinados e também a partir da reciclagem de resíduos da indústria alimentícia, como os óleos e gorduras residuais. Este protótipo, montado manualmente, tem como foco a conscientização ambiental, a aplicação de conhecimento interdisciplinar para estudos científicos e a aprendizagem de alunos de graduação do Bacharelado em Energia e Sustentabilidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Ambas as abordagens representam uma redução significativa no impacto ambiental além de proporcionar aos alunos o desenvolvimento de aprendizagem prática e contextualizada sobre um assunto atual.
Description: p. 237-244
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/579
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
V WORKSHOP Montagem de um propósito ....pdf740.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.