Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/574
Title: Proposta de monitoramento georreferenciado para distribuição de gás natural
Other Titles: V WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (PTI) e I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA (SIINTEC)
Authors: Teixeira, Joanna Pitombo
Barretto, Sérgio Torres Sá
Keywords: Gás natural - Distribuição;Distribuidora - Gerenciamento;PIMS;GIS
Issue Date: 10-Sep-2015
Publisher: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citation: TEIXEIRA, Joanna Pitombo; BARRETTO, Sérgio Torres Sá. Proposta de monitoramento georreferenciado para distribuição de gás natural. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI, 5., SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - SIINTEC, 1., 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 631-641.
Abstract: A tendência mundial de utilização de combustíveis limpos tem gerado uma demanda crescente por gás natural. Para atender essa demanda, as concessionárias brasileiras estão investindo cada vez mais em automação, buscando uma melhoria, na operação, controle e segurança. Os desafios de gerenciamento de uma distribuidora de gás natural vão além das dificuldades pertinentes aos seus ativos descentralizados. É diante deste cenário que o presente trabalho sugere a implementação e integração de sistemas que auxiliam no gerenciamento e tomada de decisões numa companhia de distribuição de gás. Através da integração desses sistemas é possível uma melhor análise dos dados auxiliando de maneira assertiva na tomada de decisões gerenciais. Este trabalho apresenta uma proposta de integração de um Geographic Information System (GIS) com um Process Information Management System (PIMS), a fim de centralizar as informações da companhia em uma só Interface Humano Computador (IHC). Esta proposta está sendo implantada em uma empresa de petróleo, gás e energia no território nacional.
Description: p. 631-641
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/574
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
V WORKSHOP MCTI Proposta de monitoramento ....pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.