Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/572
Título: Um modelo baseado em visão computacional para detecção automática de anomalias dentárias em imagens de ortopantomografia
Título(s) alternativo(s): V WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (PTI) e I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA (SIINTEC)
Autor(es): Silva, Gil Jader Oliveira da
Senna, Valter de
Oliveira, Luciano Rebouças de
Palavras-chave: Anomalia dentária - Detecção
Imagem - Segmentação
Data do documento: 10-Set-2015
Editor: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citação: SILVA, Gil Jader Oliveira da; SENNA, Valter de; OLIVEIRA, Luciano Rebouças de. Um modelo baseado em visão computacional para detecção automática de anomalias dentárias em imagens de ortopantomografia. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI, 5., SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - SIINTEC, 1., 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 682-691.
Resumo: Na Odontologia, a Ortopantomografia (raio-X panorâmico) é um exame complementar de diagnóstico que possibilita a visualização de todos os dentes em uma única imagem, porém mostrando também detalhes da área nasal e maxilares, apresentando excesso de informação não utilizável que dificulta a avaliação individual dos dentes. O objetivo do trabalho aqui proposto é desenvolver um modelo baseado em Visão Computacional que possibilite dividir o raio-X (panorâmico) em suas unidades significativas (dentes), utilizando métodos de segmentação de imagens. Em seguida, a partir dos resultados obtidos com a segmentação das imagens de ortopantomografia, pretende-se desenvolver uma ferramenta computacional capaz de reconhecer automaticamente anomalias dentárias em imagens de raio-X panorâmico. Para alcançar o objetivo proposto, a metodologia comumente utilizada em pesquisas da área de Visão Computacional é adotada, realizando análise qualitativa durantes as primeiras etapas que são a coleta e anotação de datasets (catalogando as imagens que serão analisadas), pré-processamento (Utilizando técnicas para preparar as imagens para as etapas subsequentes) e extração das características (Algoritmos são utilizados para extração das informações que caracterizam os objetos de interesse). Por fim, será realizada análise quantitativa e experimental durante as etapas de segmentação e classificação das imagens, onde são novamente utilizados algoritmos responsáveis por separar os conjuntos de características extraídas, entre aquelas mais prováveis de pertencerem ao objeto de interesse e aquelas menos prováveis. Finalizando com a análise dos resultados a partir da utilização de gráficos de medição de desempenho. Portanto, o intuito da presente pesquisa é que o modelo proposto (ainda em fase de desenvolvimento) possa auxiliar os profissionais da área Odontológica, contribuindo para análise de possíveis anomalias dentárias e produzindo informações que servirão de base para uma segunda opinião ao diagnóstico médico dentário.
Descrição: p. 682-691
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/572
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
V WORKSHOP MCTI Um modelo baseado ....pdf1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.