Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/569
Título: Inferindo nível de um tanque em um sistema de transferência de fluidos a partir de sinal de frequência do motor da bomba
Título(s) alternativo(s): V WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (PTI) e I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA (SIINTEC)
Autor(es): Farias, Vladimir Jesus
Cajueiro, Emanuel Benício de Almeida
Palavras-chave: Sistema de transferência
Armazenamento de fluído
Modelo ARMAX
Bomba - Velocidade
Data do documento: 10-Set-2015
Editor: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citação: FARIAS, Vladimir Jesus; CAJUEIRO, Emanuel Benício de Almeida. Inferindo nível de um tanque em um sistema de transferência de fluidos a partir de sinal de frequência do motor da bomba. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI, 5., SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - SIINTEC, 1., 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 583-591.
Resumo: Sistemas de transferência e armazenamento de fluidos são largamente usados nas indústrias de processos contínuos. Pensando em contribuir para os estudos que hoje, cada vez mais, se desenvolvem nessa área, este trabalho voltou-se para a identificação de um sistema dinâmico inferindo o nível de um dos tanques usados no processo, a partir do sinal de frequência utilizado no controle de velocidade da bomba. Duas representações matemáticas foram testadas: ARX e ARMAX. O modelo ARMAX ajustou-se mais adequadamente aos propósitos do estudo.
Descrição: p. 583-591
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/569
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
V WORKSHOP MCTI Inferindo ....pdf858.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.