Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/567
Title: Ensino de equações diferenciais ordinárias baseado no método PBL (project/problem-based learing),integrado a ferramentas para simulação computacional
Other Titles: V WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (PTI) e I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA (SIINTEC)
Authors: Xavier, Paulo
Sampaio, Renelson
Keywords: Equações diferenciais ordinárias;EDOs;PBL;Simulação computacional
Issue Date: 10-Sep-2015
Publisher: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citation: XAVIER, Paulo; SAMPAIO, Renelson. Ensino de equações diferenciais ordinárias baseado no método PBL (project/problem-based learing),integrado a ferramentas para simulação computacional. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI, 5., SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - SIINTEC, 1., 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 566-575.
Abstract: Considera-se o ensino das equações diferenciais ordinárias (EDOs) como de fundamental importância no aprendizado de conceitos estudados em engenharia, ao tempo em que pesquisas evidenciam também as dificuldades dos alunos no processo de aprendizagem destes mesmos conceitos. Este trabalho tem por objetivo mostrar os resultados de aplicação do método Problem-Based Learning PBL e da modelagem de EDOs em um grupo de estudantes do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Senai CIMATEC. Neste contexto, a hipótese principal da pesquisa é a possibilidade da eficácia do uso do método PBL no ensino de EDOs e, desta forma, o problema proposto para essa pesquisa visa a veracidade ou não do ensino de EDOs, utilizado-se deste método. Para consolidar esta investigação aplica-se a Teoria dos Campos Conceituais (TCC) na construção de procedimentos para compreensão do ensino das equações diferenciais. A fim de alcançar os objetivos estabelecidos, foram utilizados os conhecimentos prévios adquiridos pelos alunos, para apropriação de novos conhecimentos utilizando exemplos relacionados a partir da vivência do cotidiano favorecendo a aprendizagem significativa Os resultados após a avaliação quantitativa no final do trimestre mostraram um melhor rendimento dos discentes os quais avaliaram positivamente o método empregado que lhes proporcionou motivação, dinamismo, trabalho em equipe, pesquisa, habilidades interpessoais e melhores atitudes comportamentais referentes as colocações dos colegas.
Description: p. 566-575
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/567
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
V WORKSHOP MCTI Ensino de equações ....pdf966.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.