Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/566
Title: Correlações de longo alcance em modelagens de flutuações de séries temporais da velocidade do vento em Salvador-BA: resultados preliminares para maximização da geração de energia eólica
Other Titles: V WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (PTI) e I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA (SIINTEC)
Authors: Santos, José Vicente Cardoso
Moreira, Davidson Martins
Gonçalves, Marcelo Albano Moret Simões
Keywords: Energia eólica;Complexidade;DFA;Fonte renovável
Issue Date: 10-Sep-2015
Publisher: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citation: SANTOS, José Vicente Cardoso; MOREIRA, Davidson Martins; GONÇALVES, Marcelo Albano Moret Simões. Correlações de longo alcance em modelagens de flutuações de séries temporais da velocidade do vento em Salvador-BA: resultados preliminares para maximização da geração de energia eólica . In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI, 5., SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - SIINTEC, 1., 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 557-565.
Abstract: O uso da energia eólica tem sido adotado de forma crescente em todo o mundo. No Brasil, o nordeste tem sido uma forte opção de investimento no setor, pois recentes mapas eólicos têm sido feitos e mostram altas taxas de frequência de ventos em todo o seu litoral e, em alguns casos, no interior. Não obstante a este cenário de grande potencial eólico, o Brasil tem esta fonte alternativa de energia com uma baixa representação na sua matriz energética. Desta forma, com o objetivo de justificar um aumento de interesse e confiabilidade nesta fonte alternativa de energia, apresentase neste trabalho uma análise preliminar das séries temporais que representam os registros de intensidade e direção do vento em unidade fixa de coleta de dados na unidade do SENAI / CIMATEC, em Salvador-Ba. Esta análise é feita através do método Destrended Fluctution Analysis (DFA). A utilização deste método consubstancia a viabilidade das instalações de parques eólicos nas regiões de coleta, pois, o mesmo indica a possibilidade de existência de correlação de longo alcance na distribuição das grandezas analisadas o que pode comprovar a função da constância do fluxo eólico, e, com isto, viabilizar as instalações dos aerogeradores de forma mais eficiente e eficaz. Resultados preliminares indicam que a série de dados locais é persistente em direção, velocidade e grandezas termodinâmicas afins, o que corrobora com a viabilidade da participação eólica na matriz energética local.
Description: p. 557-565
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/566
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
V WORKSHOP MCTI cORRELAÇÕES DE LONGO ....pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.