Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/562
Title: Big data para armazenamento e processamento de dados massivos provenientes da internet industrial
Other Titles: V WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (PTI) e I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA (SIINTEC)
Authors: Jorge, Eduardo Manuel de Freitas
Almeida, Fábio Britto de Carvalho
Silva, Regina Pereira
Keywords: Tecnologia da informação;Manufatura - Sistema de execução;MongoDB;Pentaho;Internet das coisas;Web das coisas;Internet industrial
Issue Date: 10-Sep-2015
Publisher: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citation: JORGE, Eduardo Manuel de Freitas; ALMEIDA, Fábio Britto de Carvalho; SILVA, Regina Pereira. Big data para armazenamento e processamento de dados massivos provenientes da internet industrial. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI, 5., SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - SIINTEC, 1., 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 514-523.
Abstract: As indústrias de manufatura contam hoje com os sistemas de controle e aquisição de dados denominados de MES (Manufacturing Execution System). Soluções deste tipo são softwares que adquirem dados discretos de um processo, a partir de diversas fontes, os armazenam em um banco de dados e os disponibilizam através de relatórios analíticos. Proporcionando uma visão unificada de todo o processo e ajudando assim que as aplicações cliente tenham um controle mais preciso das etapas da produção. O objetivo deste artigo é apresentar uma solução de Big Data para a construção de uma aplicação analítica de MES na Indústria, detalhando softwares que atendam os requisitos não funcionais de Replicação, Sharding e Schema Design. A solução é representada através de uma arquitetura que possui na sua base os softwares MongoDB e Pentaho. O cenário de uso para teste de a arquitetura proposta objetiva unificar informações de Máquinas Injetoras volumosas, distribuídas e variadas do chão de fábrica em um contexto de uma Indústria com inúmeras filiais. A unificação das informações visa proporcionar ao gestor, indicadores de produção por tempo de funcionamento destas máquinas, com o monitoramento de Andon’s. As tecnologias utilizadas para o desenvolvimento da solução proposta nesse trabalho conseguiram atender de forma positiva a arquitetura proposta e aos requisitos não funcionais de performance, desempenho e disponibilidade das informações, seja em aplicações da Web das Coisas e Internet das Coisas, como também no contexto da Internet Industrial.
Description: p. 514-523
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/562
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
V WORKSHOP MCTI Big data....pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.