Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/561
Title: Análise temporal de dados climatológicos de Feira de Santana-BA: uma abordagem com métodos da mecânica estatística
Other Titles: V WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (PTI) e I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA (SIINTEC)
Authors: Brito, Andrea de Almeida
Silva Filho, Aloísio Machado da
Castro, Arleys Pereira Nunes de
Zebende, Gilney Figueira
Keywords: Climatologia - Dados;Clima - Análise temporal
Issue Date: 10-Sep-2015
Publisher: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citation: BRITO, Andrea de Almeida et al. Análise temporal de dados climatológicos de Feira de Santana-BA: uma abordagem com métodos da mecânica estatística. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI, 5., SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - SIINTEC, 1., 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 470-481.
Abstract: O objetivo deste artigo é analisar a dinâmica temporal de dados climatológicos (temperatura e umidade relativa do ar) do município Feira de Santana-BA de 27 de maio de 2007 a 30 setembro de 2010. A fim de cumprir tal objetivo, foram utilizados métodos conhecidos na literatura como métodos da mecânica estatística: Detrended Fluctuation Analysis – DFA o Detrended cross-correlation analysis – DCCA o e coeficiente de correlação cruzada DCCA  . Os resultados da presente pesquisa identificaram comportamento persistente com o método DFA e com o método DCCA e o coeficiente de correlação cruzada sem tendência DCCA  constataram correlação cruzada negativa entre a temperatura média em ºC e umidade relativa do ar média (%) para todas as escalas de tempo.
Description: p. 470-481
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/561
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
V WORKSHOP MCTI Análise temporal ....pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.