Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/548
Title: Melhoria produtiva com a implantação das rotinas e planos de manutenção: um estudo no setor gráfico
Other Titles: V WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (PTI) e I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA (SIINTEC)
Authors: Silva, Rodrigo Vieira Serra da
Lima, Marinilda
Keywords: Gestão da manutenção;Manutenção - Rotina;Gráfica - Equipamento
Issue Date: 10-Sep-2015
Publisher: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citation: SILVA, Rodrigo Vieira Serra da; LIMA, Marinilda. Melhoria produtiva com a implantação das rotinas e planos de manutenção: um estudo no setor gráfico. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI, 5., SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - SIINTEC, 1., 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 361-370.
Abstract: Na atualidade a manutenção é uma das áreas mais importantes e atuantes da atividade industrial vez que contribui para o bom desempenho produtivo, aumento da segurança, da qualidade do produto, bem como, para a redução de custos do processo produtivo. Na Bahia, há uma grande demanda dos serviços de manutenção nos equipamentos que compõem o setor gráfico. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é analisar a implantação de melhorias nas intervenções de manutenção através dos planos e rotinas de manutenção para os equipamentos do setor gráfico. Ademais o trabalho apresenta o estudo de caso, desenvolvido durante o período de estágio supervisionado de engenharia mecânica realizado no setor gráfico de uma instituição de ensino na cidade de Salvador. Como aporte metodológico foi utilizado: visitas in loco, entrevistas, acompanhamento das intervenções de manutenção e informações dos manuais de fabricantes. Foram elaborados os formulários de rotina de ações de manutenção, histórico de manutenção, fluxograma de utilização de registros e controle como também, LPULição de Ponto Único. Assim, a partir da elaboração das rotinas e o acompanhamento das atividades de manutenção pode-se perceber que o planejamento e as intervenções de rotinas como limpeza e lubrificação contribuem para o aumento da disponibilidade das máquinas de modo a diminuir as paradas e quebras dos equipamentos. Neste sentido o trabalho é extremamente proveitoso, pois além de conhecer o funcionamento de uma gráfica e suas características como indústria é possível aprimorar os conhecimentos sobre a importância da implantação dos padrões, procedimentos e rotinas de manutenção para este setor.
Description: p. 361-370
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/548
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
V WORKSHOP GETEC Melhoria ....pdf948.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.