Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/546
Título: Gestão da informação de projetos de PD&I
Título(s) alternativo(s): V WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (PTI) e I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA (SIINTEC)
Autor(es): Militão, Caio V. C.
Nunez, Maria F. P. D.
Palavras-chave: Indicador
Gestão da informação
Gestão da inovação
Data do documento: 10-Set-2015
Editor: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citação: MILITÃO, Caio V. C.; NUNEZ, Maria F. P. D. Gestão da informação de projetos de PD&I. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI, 5., SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - SIINTEC, 1., 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 733.
Resumo: A inovação tem sido assunto de destaque nas últimas décadas, sendo um movimento similar ao da gestão da qualidade no início dos anos 70. Atualmente as organizações buscam implantar processos vinculados à gestão da inovação, como forma de melhoria de seus produtos, serviços e/ou processos, levando ao consequente aumento de competitividade frente à ao mercado. O ato de inovar envolve incerteza e a decisão de assumir riscos, uma vez que não se sabe com antecedência se os resultados de determinada atividade inovadora obterá ou não o sucesso desejado. Neste contexto, o SENAI BA, em atendimento à sua missão institucional de desenvolver e melhorar a competitividade da indústria baiana, vem desenvolvendo, além da formação de pessoas e prestação de serviços técnicos, a realização de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). Para isto, são utilizados recursos provenientes de fontes financiadoras como FINEP, FAPESB, EMBRAPII, além de outros órgãos estaduais e federais e das empresas privadas. Com vistas a monitorar o processo de realização de PD&I e facilitar o processo de gestão de informações, o SENAI BA vem estabelecendo sistemática de análise e acompanhamento das atividades realizadas para PD&I e seus indicadores. Informações como pesquisas realizadas e segmento industrial de atuação, recursos investidos em projetos de pesquisa, capacidade de depósito de patentes, criação de softwares, são alguns itens acompanhados pelo SENAI BA para monitorar suas atividades em PD&I. Analisando as atividades desenvolvidas e seus resultados, é possível tomar decisões, mudar rumos e melhorar processos, sempre visando a melhoria da sua capacidade de apoiar a inovação da indústria.
Descrição: p. 733
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/546
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
V WORKSHOP gestão da informação ....pdf120.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.