Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/545
Title: Estudo de viabilidade técnica do processo de soldagem a laser em tailor welded blanks na indústria automobilística
Other Titles: V WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (PTI) e I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA (SIINTEC)
Authors: Cardoso, Igor de Oliveira Mattos
Carreira Neto, Manoel
Keywords: Soldagem a laser;Tailor welded blanks
Issue Date: 10-Sep-2015
Publisher: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citation: CARDOSO, Igor de Oliveira Mattos; CARREIRA NETO, Manoel. Estudo de viabilidade técnica do processo de soldagem a laser em tailor welded blanks na indústria automobilística. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI, 5., SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - SIINTEC, 1., 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 208-217.
Abstract: A indústria automobilística está cada vez mais investindo em novas tecnologias, técnicas e métodos de fabricação, para aumentar a qualidade, reduzir custos e aumentar a produtividade de veículos. Assim, o trabalho em questão faz um estudo sobre a viabilidade técnica de uma dessas novas tecnologias em expansão, que é o método do Tailor Welded Blanks (TWB), que consiste na união de chapas que podem possuir diferentes materiais, espessuras e propriedades mecânicas, formando uma única geratriz, que posteriormente será conformada mecanicamente na estrutura ou componente desejado. Sendo que, a união das chapas abordada é através do processo de soldagem a laser (Laser Beam Welding - LBW) que por esse motivo, foi elaborado um estudo com aspectos técnicos desse processo apresentando suas principais características e razões para a sua utilização.
Description: p. 208-217
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/545
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
V WORKSHOP Estudo viabilidade ....pdf974.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.