Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/543
Título: Estudo preliminar sobre o processo de mobilidade urbana no bairro Engenho Velho da Federação em Salvador-Bahia
Título(s) alternativo(s): V WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (PTI) e I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA (SIINTEC)
Autor(es): Carmo, Iodelric Santos do
Reis, Alexsandro dos Santos
Almeida, Edna dos Santos
Palavras-chave: Acessibilidade
Segurança
Mobilidade
Qualidade de vida
Engenho Velho - Mobilidade urbana
Data do documento: 10-Set-2015
Editor: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citação: CARMO, Iodelric Santos do; REIS, Alexsandro dos Santos; ALMEIDA, Edna dos Santos. Estudo preliminar sobre o processo de mobilidade urbana no bairro Engenho Velho da Federação em Salvador-Bahia. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI, 5., SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - SIINTEC, 1., 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 218-226.
Resumo: A mobilidade urbana é fundamental para o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida nas grandes metrópoles, exigindo dos governos e sociedade uma sinergia em busca de soluções para os constantes congestionamentos que impactam nas atividades econômicas e na qualidade de vida da população. Assim, este artigo tem por objetivo identificar através de um estudo de causas e efeitos ações que possam vim a eliminar ou reduzir os constantes congestionamento que dificultam a mobilidade urbana no bairro Engenho Velho da Federação em Salvador - Bahia. Como procedimento metodológico realizou-se o levantamento bibliográfico, pesquisa de campo, registros fotográficos e aplicação de questionários para identificar oportunidades de melhoria na qualidade de vida dos moradores e transeuntes. Os resultados obtidos indicam que tanto a mobilidade como a acessibilidade local possuem na sua gestão anomalias, necessitando que haja uma intervenção do órgão público competente para que se faça cumprir o que determina o CTB ( Código de Trânsito Brasileiro ) Lei nº 9.503/97 e o decreto nº 5.503/97.
Descrição: p. 218-226
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/543
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
V WORKSHOP Estudo preliminar ....pdf780.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.