Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/539
Title: Estudo comparativo da qualidade das águas e possível influência no surgimento de macrófitas aquáticas evolvendo duas lagoas da praia do flamengo: lagoa vitória e lagoa do flamengo
Other Titles: V WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (PTI) e I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA (SIINTEC)
Authors: Teixeira, Milena Elias M.
Reis, Givaldo S. dos
Keywords: Macrófita aquática;Água;Água - Qualidade;Lagoa da Vitória;Lagoa do Flamengo
Issue Date: 10-Sep-2015
Publisher: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citation: TEIXEIRA, Milena Elias M.; REIS, Givaldo S. dos. Estudo comparativo da qualidade das águas e possível influência no surgimento de macrófitas aquáticas evolvendo duas lagoas da praia do flamengo: lagoa vitória e lagoa do flamengo. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI, 5., SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - SIINTEC, 1., 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 729.
Abstract: A água é uma das substâncias mais comuns em nosso planeta e a sua existência é um dos fatores primordiais que possibilitam a manutenção da vida na forma que conhecemos. De acordo com dados emitidos por um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), o volume total de água na Terra é de aproximadamente 1,4 bilhões de km³, onde apenas 2,5% desse valor (cerca de 35 milhões de km³) são de água doce distribuídos em lagos, rios, lençóis subterrâneos e geleiras [1].. A qualidade da água de um sistema lêntico é resultante de fenômenos naturais ou da ação antrópica [2] e, conforme ESTEVES [3], o conteúdo químico da água dos lagos muda de local para local. Tais mudanças são ocasionadas pelas diferenças da geologia da área de drenagem dos efluentes, geologia da bacia de acumulação do lago, regime de chuvas e a vegetação. Dado à importância e complexidade, o presente estudo visa avaliar os parâmetros físicos, químicos e biológicos das águas e a possível influência no surgimento de macrófitas aquáticas em duas lagoas na cidade de Salvador-BA: Lagoa da Vitória e Lagoa do Flamengo; ambas situadas na Área de Preservação Ambiental Lagoas e Dunas do Abaeté.
Description: p. 729
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/539
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
V WORKSHOP estudo comparativo águas .....pdf117.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.