Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/536
Título: Estudo aerodinâmico de rotores de aerogeradores
Título(s) alternativo(s): V WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (PTI) e I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA (SIINTEC)
Autor(es): Magalhães, Tarcisio Faustino
Oliveira, Turan Dias
Tofaneli, Luzia Aparecida
Palavras-chave: Aerodinâmica
Energia eólica
Aerogerador
Data do documento: 10-Set-2015
Editor: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citação: MAGALHÃES, Tarcisio Faustino; OLIVEIRA, Turan Dias; TOFANELI, Luzia Aparecida. Estudo aerodinâmico de rotores de aerogeradores. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI, 5., SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - SIINTEC, 1., 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 727.
Resumo: A demanda de extrair energia de fontes renováveis vem crescendo mundialmente, em que a preocupação do esgotamento de combustíveis fósseis e o aumento da poluição ambiental são fatores de influência para desenvolver e implementar métodos de extração de energia de fontes renováveis. A energia eólica é a fonte energética que mais cresce no mundo, com taxa média de crescimento de 24% ao ano no período de 200 a 2012 (IEA, 2013). A Bahia é um estado mais propício como fonte de geração de energia eólica através de diversos projetos em implantação e operação. Segundo, o Atlas Eólico do Estado da Bahia (2013), desenvolvido através de parceria entre o Governo do Estado e o SENAI CIMATEC, o estado tem potencial eólico de geração maior que 70 GW. O objetivo deste trabalho é avaliar o desempenho aerodinâmico de rotores eólicos, na qual a metodologia utilizada foi à Teoria do Momento de Elemento de Pá (BEM), para análise das cargas aerodinâmicas que são submetidas aos aerofólios do rotor neste método computacional iterativo desenvolvido em MATLAB. Espera-se que a metodologia desenvolvida possa produzir, com recurso computacional factível à realidade de instituições de pesquisa, resultados úteis para maior adequação dos projetos ao regime de ventos brasileiro.
Descrição: p. 727
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/536
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
V WORKSHOP estudo aerodinâmico.pdf157.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.