Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/535
Título: Estimação de torque de motor de indução por meio de redes neurais artificiais
Título(s) alternativo(s): V WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (PTI) e I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA (SIINTEC)
Autor(es): Picanço, Francisco A. S.
Cajueiro, Emanuel B. de A.
Silva, Lazaro E. B.
Palavras-chave: Estimação de torque
Motor de indução
Rede neural artificial
Data do documento: 10-Set-2015
Editor: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citação: PICANÇO, Francisco A. S.; CAJUEIRO, Emanuel B. de A.; SILVA, Lazaro E. B. Estimação de torque de motor de indução por meio de redes neurais artificiais. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI, 5., SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - SIINTEC, 1., 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 159-169.
Resumo: Neste artigo, a estimação do comportamento do torque de um motor de indução trifásico(MIT) é obtida. utilizou-se uma rede neural artificial tipo Perceptron, disposta em multicamadas, que devidamente treinada por retropropagação, a partir do modelo do circuito elétrico, variação de escorregamento e valor eficaz da corrente de estator forneceu na saída o torque desejado. A fonte de dados empregada no estudo dispõe de um vetor de características simuladas a partir do modelo clássico do motor de indução parâmetros obtidos por meio de testes experimentais de rotor travado e sem carga acoplada. 0 treinamento da rede utilizou o algoritmo Levenberg Marquardt , o que contribuiu para uma convergência do erro médio quadrático na ordem de 105 , em cerca de pouco mais de 4 minutos e 595 interações. Com a rede neural treinada, um vetor de dados simulados foi aplicado a entrada desta, resultando valores estimados de torque eletromecânico na saída. 0s resultados obtidos, com a metodologia proposta, revelaram uma alternativa no estudo e identificação de motores trifásicos, visto que, comparando se os valores simulados e os valores estimados pela rede, o erro médio observado ficou dentro da faixa de valores esperada.-
Descrição: p. 159-169
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/535
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
V WORKSHOP estimação de torque ....pdf816.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.