Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/524
Title: Captação de águas pluviais para utilização industrial em um lavador de gases
Other Titles: V WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (PTI) e I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA (SIINTEC)
Authors: Gomes, Giselle Lopes da Silva
Almeida, Edna dos Santos
Keywords: Sustentabilidade;Água pluvial;Água de chuva - Captação
Issue Date: 10-Sep-2015
Publisher: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citation: GOMES, Giselle Lopes da Silva; ALMEIDA, Edna dos Santos. Captação de águas pluviais para utilização industrial em um lavador de gases. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI, 5., SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - SIINTEC, 1., 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 92-102.
Abstract: A escassez dos recursos hídricos no mundo faz com que sejamos levados a pensar em alternativas mais sustentáveis no âmbito industrial. Muitas empresas têm como meta acelerar o seu compromisso de ajudar a resolver alguns dos desafios mundiais de sustentabilidade através da inovação e replicabilidade de sistemas simples e funcionais. Nesse contexto, o aproveitamento de águas pluviais em um sistema de captação aparece como uma alternativa primária de conservação dos recursos hídricos. Nesse artigo, objetivou-se avaliar a possibilidade de captação de água de chuva para utilização industrial em um sistema de Lavador de Gases. Constatou-se durante esse estudo que o potencial total de captação de águas pluviais na indústria representaria uma redução de 80% da demanda total de água, resultando em uma economia de R$ 26.633,60 em 2014. Conclui-se então que o reaproveitamento de águas pluviais pode ser utilizado como uma forma sustentável na indústria.
Description: p. 92-102
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/524
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
V WORKSHOP Captação de águas ....pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.