Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/513
Title: Análise de sensibilidade na construção do modelo MSDEF
Other Titles: V WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (PTI) e I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA (SIINTEC)
Authors: Jesus, André Conceição A. de
Moreira, Davidson M.
Soto Júnior, Manoel Martinez
Keywords: Poluente - Dispersão;Modelo MSDEF;Foguete - Emissão
Issue Date: 10-Sep-2015
Publisher: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citation: JESUS, André Conceição A. de; MOREIRA, Davidson M.; SOTO JÚNIOR, Manoel Martinez. Análise de sensibilidade na construção do modelo MSDEF. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI, 5., SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - SIINTEC, 1., 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 719.
Abstract: A análise de dispersão atmosférica da emissão de foguetes que podem afetar receptores próximos ao solo, tem sido prática comum nos EUA simular emissões no lançamento de um veículo a partir do solo até aproximadamente 3000m. A ferramenta para análise nos EUA é o modelo REEDM (“Rocket Exhaust Effluent Difusion Model”), em português modelo de difusão de efluentes na exaustão de foguete. Desta forma, este programa foi usado como referência na modelagem física e matemática do problema em questão na elaboração do código do programa MSDEF. A queima de combustível, durante os primeiros segundos antes e após o lançamento do veículo, resulta na formação de uma nuvem de poluentes próximos ao solo e que posteriormente atinge toda as camadas da terra. Com isso o código MSDEF é destinado a calcular concentrações máximas para lançamentos normais e abortados para uso em planejamento de atividades de missões e avaliação ambiental, previsões antes do lançamento dos efeitos ambientais de operação de lançamento e uma análise ambiental depois do lançamento.
Description: p. 719
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/513
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
V WORKSHOP análise de sensibilidade ....pdf163.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.