Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/510
Título: Análise da ecoeficiência dos compósitos de madeira plástica (CMP) ao longo do ciclo de vida com enfoque nas emissões de gases do efeito estufa (GEE): o caso do CMP de polipropileno e pó de madeira residual
Título(s) alternativo(s): V WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (PTI) e I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA (SIINTEC)
Autor(es): Moreira, Milene P. L.
Tavares, Arilma O. do C.
Palavras-chave: Compósito de madeira plástica
Pó de madeira residual
Data do documento: 10-Set-2015
Editor: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citação: MOREIRA, Milene P. L.; TAVARES, Arilma O. do C. Análise da ecoeficiência dos compósitos de madeira plástica (CMP) ao longo do ciclo de vida com enfoque nas emissões de gases do efeito estufa (GEE): o caso do CMP de polipropileno e pó de madeira residual. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI, 5., SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - SIINTEC, 1., 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 715.
Resumo: Atualmente há uma grande busca por novos materiais causados pela crescente necessidade de consumo, que vem sendo amplamente iscutida, e com isto os cientistas têm buscado senvolver novos matérias que supram essa necessidade, mas que ao mesmo tempo não causem e até mitiguem os impactos ambientas nocivos ocasionados por esse elevado consumo. Um exemplo desses seria o compósito, que seria um material derivado da extrusão de dois materiais, sendo que estes podem ser resíduos anteriormente considerados sem utilidade. Para avaliar o ganho ambiental do uso dos compósitos pode ser utilizada a Avaliação do Ciclo de Vida, a qual é orientada pela ISO 140401. Nessa avaliação é possível identificar os impactos ambientais associados, podendo focar apenas em um deles, como o aquecimento global, através do indicador pegada de carbono. Com isso, a pesquisa tem como objetivo apresentar conhecimentos técnicos científicos identificando os principais fluxos de matéria prima, energia com enfoque nos gases do efeito estufa ao longo da cadeia de produção do deck de piscina com compósito de resíduo de madeira (polipropileno + resíduo da madeira eucalipto) e deck de piscine 100% de madeira (eucalipto). Posteriormente serão comparadas as emissões de GEE destes produtos para verificações dos ganhos ambientais.
Descrição: p. 715
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/510
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
V WORKSHOP análise da ecoeficiência ....pdf159.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.