Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/502
Título: Fatores impactantes e limitações da metodologia utilizada para avaliação da eficiência energética mais usada pelas plantas de produção de eteno
Título(s) alternativo(s): IV WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA
Autor(es): Quadro, Emerentino
Guarieiro, Lilian Lefol Nani
Palavras-chave: Planta petroquímica - Eficiência energética
Pirólise de nafta
Data do documento: 16-Out-2014
Editor: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citação: QUADRO, Emerentino; GUARIEIRO, Lilian Lefol Nani. Fatores impactantes e limitações da metodologia utilizada para avaliação da eficiência energética mais usada pelas plantas de produção de eteno. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA, 4., 2014, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2014. p. 73-83.
Resumo: Dada a importância estratégica do consumo energético para uma planta industrial de pirólise de nafta, esta deve ser uma preocupação desde o projeto da planta até o dia-a-dia da operação e do acompanhamento de processo, já que se trata do seu segundo maior custo variável. O objetivo deste trabalho é avaliar as limitações da metodologia de cálculo do indicador (ou índice) de eficiência energética mais usado pelas plantas petroquímicas atualmente. Esta metodologia permite comparar as plantas petroquímicas quanto à sua eficiência energética, apesar de suas particularidades, envolvendo tipos de carga, idade tecnológica, capacidade de produção ou matriz energética. Assim, olhar para dentro do volume de controle é essencial para o entendimento dos fatores que impactam na eficiência energética da planta e na elaboração de um plano de otimização energética, uma vez que pequenas melhorias no processo podem ser decisivas para o aumento da competitividade deste negócio que compete em escala global. De modo a facilitar a "dissecação" deste índice, são apresentadas algumas avaliações das variáveis de um processo típico de pirólise de nafta que mais influenciam na eficiência energética destas plantas.
Descrição: p. 73-83
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/502
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fatores ... MCTI.pdf522.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.