Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/499
Title: Embrapa e o desenvolvimento do agronegócio no Brasil
Other Titles: IV WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA
Authors: Nakane, Mariangela T.
Sampaio, Renelson R.
Keywords: Embrapa - Agronegócio;Agronegócio;Embrapa
Issue Date: 16-Oct-2014
Publisher: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citation: NAKANE, Mariangela T.; SAMPAIO, Renelson R.. Embrapa e o desenvolvimento do agronegócio no Brasil. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA, 4., 2014, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2014. p. 216-226.
Abstract: O setor agropecuário brasileiro passou por um intenso desenvolvimento nas últimas quatro décadas. Algumas culturas como soja, milho e algodão e a produção de bovinos e aves obtiveram uma melhoria significativa em produção e produtividade, proporcionando aumento da exportação de commodities. O Estado destaca-se como impulsionador deste avanço na economia, com a implantação de políticas públicas específicas para o segmento e o incentivo à PD&I, como a criação da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em 1973. A EMBRAPA é uma empresa pública, ligada ao MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), tendo alcançado o reconhecimento na comunidade científica e no meio empresarial como uma referência internacional nas atividades de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para o segmento agropecuário. Sabe-se que o comprometimento de recursos para pesquisa e desenvolvimento por si só não garante a geração da inovação e consequente desenvolvimento tecnológico. A inovação, sob o ponto de vista sistêmico, é resultante da interação entre diversos agentes, sejam da estrutura produtiva, do Estado ou da infraestrutura de ciência e tecnologia. Neste contexto, o objetivo deste artigo consiste em discutir como a EMBRAPA vem contribuindo para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro, buscando identificar quais foram os elementos determinantes nesta atuação.
Description: p. 215-226
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/499
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Embrapa ... GETEC.pdf665.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.