Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/499
Título: Embrapa e o desenvolvimento do agronegócio no Brasil
Título(s) alternativo(s): IV WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA
Autor(es): Nakane, Mariangela T.
Sampaio, Renelson R.
Palavras-chave: Embrapa - Agronegócio
Agronegócio
Embrapa
Data do documento: 16-Out-2014
Editor: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citação: NAKANE, Mariangela T.; SAMPAIO, Renelson R.. Embrapa e o desenvolvimento do agronegócio no Brasil. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA, 4., 2014, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2014. p. 216-226.
Resumo: O setor agropecuário brasileiro passou por um intenso desenvolvimento nas últimas quatro décadas. Algumas culturas como soja, milho e algodão e a produção de bovinos e aves obtiveram uma melhoria significativa em produção e produtividade, proporcionando aumento da exportação de commodities. O Estado destaca-se como impulsionador deste avanço na economia, com a implantação de políticas públicas específicas para o segmento e o incentivo à PD&I, como a criação da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em 1973. A EMBRAPA é uma empresa pública, ligada ao MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), tendo alcançado o reconhecimento na comunidade científica e no meio empresarial como uma referência internacional nas atividades de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para o segmento agropecuário. Sabe-se que o comprometimento de recursos para pesquisa e desenvolvimento por si só não garante a geração da inovação e consequente desenvolvimento tecnológico. A inovação, sob o ponto de vista sistêmico, é resultante da interação entre diversos agentes, sejam da estrutura produtiva, do Estado ou da infraestrutura de ciência e tecnologia. Neste contexto, o objetivo deste artigo consiste em discutir como a EMBRAPA vem contribuindo para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro, buscando identificar quais foram os elementos determinantes nesta atuação.
Descrição: p. 215-226
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/499
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Embrapa ... GETEC.pdf665.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.