Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/495
Título: Geração de RCD em oficinas de cursos técnico/profissionalizantes da área de construção civil
Título(s) alternativo(s): IV WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA
Autor(es): Silva, Tamir Farias
Almeida, Edna dos Santos
Alberte, Elaine Pinto Varela
Palavras-chave: Resíduo - Geração
RCD - Destino
Resíduo de construção e demolição
Data do documento: 16-Out-2014
Editor: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citação: SILVA, Tamir Farias; ALMEIDA, Edna dos Santos; ALBERTE, Elaine Pinto Varela. Geração de RCD em oficinas de cursos técnico/profissionalizantes da área de construção civil. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA, 4., 2014, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2014. p. 233-242.
Resumo: Há cerca de dez anos o setor construtivo está em expansão em todo o território brasileiro. Dessa forma, a procura por profissionais bem qualificados tem aumentado bastante. Com isto, houve uma maior demanda pelos cursos desta área. Instituições de ensino técnico, como o SENAI e o IFBA, assim como, faculdades e outras escolas profissionalizantes, têm oferecido cursos gratuitos e pagos para atender a esta clientela, sendo isto bastante positivo para o cenário da indústria da construção civil, que é tida como a indústria que emprega uma grande quantidade de pessoas com baixa qualificação. Observa-se, contudo, que estas qualificações, além das aulas teóricas, contam também com aulas práticas, as quais geram resíduos de construção e demolição (RCD). Questiona-se se existe a devida preocupação, por parte de unidades escolares e professores, com a destinação / redução / reutilização destes resíduos. Este trabalho objetiva coletar dados relacionados à geração de RCD que geram impactos ambientais nos cursos técnico profissionalizantes, com intuito de buscar formas de redução de RCD, auxiliando na melhoria contínua dos processos construtivos e educativos. Para isto foi realizada uma pesquisa de campo entre os professores (N=20) de cursos técnicos e profissionalizantes, e coordenadores de cursos (N=2), da área de Construção Civil no SENAI-BA na Unidade Dendezeiros. Os resultados encontrados demonstram que a maioria dos professores/coordenadores afirma que os cursos nas Oficinas de aulas práticas geram RCD e que entulhos ficam expostos por mais de 30 dias na área, ocorrendo deposição dos mais variados tipos de resíduos além de aparecimento de animais peçonhentos. Apesar de ser realizada a retirada dos RCD por empresa contratada, cerca de 100% dos professores/coordenadores afirmam desconhecer qualquer tipo de tratamento dado a tais RCD. Por fim, sugerem formas de gestão, redução, reaproveitamento e reciclagem destes RCD. Conclui-se que a área de Construção Civil SENAI-BA precisa atentar-se de maneira mais contundente para questões ambientais, utilizando métodos que auxiliem na redução e reutilização dos RCD gerados nas Oficinas de aulas práticas dos cursos técnico/profissionalizantes, como, por exemplo, os sugeridos neste trabalho.
Descrição: p. 233-242
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/495
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Geração de RCD... GETEC.pdf462.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.