Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/493
Título: Influência da porosidade e da permeabilidade em canal contendo aletas sólidas e porosas no escoamento em regime laminar
Título(s) alternativo(s): IV WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA
Autor(es): Oliveira, Anna Carolina Lima de
Tofaneli, Luzia Aparecida
Palavras-chave: Porosidade
Permeabilidade
Aleta porosa
Data do documento: 16-Out-2014
Editor: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citação: OLIVEIRA, Anna Carolina Lima de; TOFANELI, Luzia Aparecida. Influência da porosidade e da permeabilidade em canal contendo aletas sólidas e porosas no escoamento em regime laminar. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA, 4., 2014, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2014. p. 94-100.
Resumo: O estudo em meios porosos é de interesse em várias áreas da ciência e engenharia tais como, hidrologia, sismologia, reservatórios de petróleo, reatores químicos, resfriamento de componentes eletrônicos, etc. Neste trabalho são apresentadas soluções numéricas para o escoamento laminar em um canal aletado com material sólido e poroso, para um escoamento de fluido monofásico em regime permanente, no qual a região porosa é modelada como sendo rígida, homogênea e isotrópica. Foram realizadas simulações utilizando o programa de CFD (Computational Fluid Dynamics) CFX da ANSYS versão 12. São apresentados resultados para o campo de velocidade em função do número de Reynolds e da porosidade das aletas porosas.
Descrição: p. 94-100
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/493
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Influência ... MCTI.pdf835.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.