Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/487
Título: Controle de potência reativa em um gerador de indução duplamente alimentado utilizando a técnica de controle vetorial por orientação do fluxo de estator
Título(s) alternativo(s): IV WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA
Autor(es): Bulhões, Rômulo Lemos
Santana, Eudemario Souza de
Palavras-chave: Energia eólica
Energia solar
Data do documento: 16-Out-2014
Editor: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citação: BULHÕES, Rômulo Lemos; SANTANA, Eudemario Souza de. Controle de potência reativa em um gerador de indução duplamente alimentado utilizando a técnica de controle vetorial por orientação do fluxo de estator. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA, 4., 2014, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2014. p. 378-388.
Resumo: A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) criou através da resolução 482 de 2012 as regras básicas para a geração distribuída (ou seja, o consumidor agora pode emprestar energia para a concessionária) e um dos requisitos desta nova regra é que a fonte primária de energia seja renovável ou que se utilizem fontes com base em cogeração qualificada. Nestas condições, acredita-se que a geração eólica e solar sejam as mais promissoras nos próximos anos. Especificamente no caso da energia eólica, tem-se o desafio de trabalhar com velocidade mecânica variável do eixo do gerador, dadas as condições aleatórias dos ventos, tanto em direção, quanto de potência. No presente trabalho, são apresentados resultados de simulação do controle de potência reativa do estator em um gerador de indução duplamente alimentado (GIDA) em diferentes situações, utilizando a técnica de controle vetorial por orientação do fluxo de estator, o que permite a manipulação independente das potências reativa e ativa através das correntes rotóricas de eixo direto e em quadratura.
Descrição: p. 378-388
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/487
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Controle de potência ... GETEC.pdf1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.