Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/475
Título: Auto-afinidade na série temporal da dengue
Título(s) alternativo(s): IV WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA
Autor(es): Azevedo, Stela
Saba, Hugo
Moret, Marcelo
Palavras-chave: Dengue - Série temporal
Dengue
Data do documento: 16-Out-2014
Editor: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citação: AZEVEDO, Stela; SABA, Hugo; MORET, Marcelo. Auto-afinidade na série temporal da dengue. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA, 4., 2014, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2014. p. 26-34.
Resumo: A dengue é uma infecção viral transmitida por mosquito Aedes aegypti (A. aegypti) predominantemente em regiões tropicais e subtropicais, com uma incidência e alcance que têm aumentado substancialmente nas últimas três décadas. Este artigo propõe a aplicação do método de análise de flutuações sem tendências (Detrended Fluctuations Analysis - DFA), para analisar o comportamento de escala nas séries temporais obtidas por meio do número de ocorrência de casos de dengue nos municípios do Estado da Bahia, Brasil. Nossos resultados mostram que há dois comportamentos distintos para flutuação, ou seja, dentro de um mês a série temporal é persistente e de um mês a um ano, esta se comporta como um processo subdifusivo.
Descrição: p. 26-34
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/475
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Auto-afinidade ... MCTI.pdf550.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.