Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/469
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Rodrigo Almeida da | - |
dc.contributor.author | Silva, Marcus Vinicius Lemos da | - |
dc.contributor.author | Pereira-Guizzo, Camila de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-28T19:14:54Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-16 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Rodrigo Almeida da; SILVA, Marcus Vinicius Lemos da; PEREIRA-GUIZZO, Camila de Sousa. Análise da indústria brasileira de games sob a perspectiva da economia criativa. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA, 4., 2014, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2014. p. 153-162. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/469 | - |
dc.description | p. 153-162 | pt_BR |
dc.description.abstract | As indústrias criativas estão cada vez mais consolidadas como atividades fundamentais para o desenvolvimento tecnológico e social de um país. Em 2012, no Brasil, o Ministério da Cultura (MinC) criou a Secretaria da Economia Criativa (SEC) com o objetivo de institucionalizar, formular e implementar políticas públicas de valorização e apoio aos setores deste segmento. Entre as atividades definidas pela Conferência das Nações Unidas para o Comércio o Desenvolvimento (Unctad) como setores industriais economicamente criativos, destaca-se neste trabalho as criações funcionais, com recorte para a indústria de videogames, como objeto de estudo. Partindo então do conceito de indústria criativa, o presente artigo analisa o papel da economia criativa e seu recorte para a indústria de games no Brasil, apresentando dados obtidos por pesquisa financiada pelo BNDES, e apresenta as ações propostas como políticas públicas para o setor. Tais conclusões abrem caminhos para o reconhecimento do setor, para o estímulo à discussão acerca da indústria de games nacional e para o melhor entendimento da atividade enquanto setor produtivo e carente de ações públicas de investimento. Entre os principais aspectos encontrados destaca-se a similaridade entre as estratégias estabelecidas pela Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames), por meio do Plano Diretor de Desenvolvimento da Indústria de Jogos, e as propostas de políticas públicas apresentadas pelo Grupo de Estudos e Desenvolvimento da Indústria de Games (GEDIGames), através do Mapeamento da Indústria Brasileira e Global de Jogos Digitais, financiada pelo BNDES. Estas conclusões abrem portas para questionamentos quanto a efetividade de políticas públicas e ações de desenvolvimento já implementadas, assim como para a necessidade de alinhamento entre poderes público e privado com foco na capacitação, inovação, atração de novos mercados e defesa de interesses para o setor. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | SENAI/CIMATEC | pt_BR |
dc.publisher | SENAI/CIMATEC | pt_BR |
dc.source | http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/jspui/retrieve/1311/An%C3%A1lise%20da%20ind%C3%BAstria...%20GETEC.pdf | pt_BR |
dc.subject | Games - Indústria brasileira | pt_BR |
dc.subject | Indústria criativa | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento tecnológico | pt_BR |
dc.title | Análise da indústria brasileira de games sob a perspectiva da economia criativa | pt_BR |
dc.title.alternative | IV WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
dc.type | Produção bibliográfica: Trabalhos publicados em anais de eventos | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2016-07-29T19:14:54Z | - |
Appears in Collections: | Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Análise da indústria... GETEC.pdf | 653.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.