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dc.contributor.authorSilva, Rodrigo Almeida da-
dc.contributor.authorSilva, Marcus Vinicius Lemos da-
dc.contributor.authorPereira-Guizzo, Camila de Sousa-
dc.date.accessioned2016-07-28T19:14:54Z-
dc.date.issued2014-10-16-
dc.identifier.citationSILVA, Rodrigo Almeida da; SILVA, Marcus Vinicius Lemos da; PEREIRA-GUIZZO, Camila de Sousa. Análise da indústria brasileira de games sob a perspectiva da economia criativa. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA, 4., 2014, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2014. p. 153-162.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/469-
dc.descriptionp. 153-162pt_BR
dc.description.abstractAs indústrias criativas estão cada vez mais consolidadas como atividades fundamentais para o desenvolvimento tecnológico e social de um país. Em 2012, no Brasil, o Ministério da Cultura (MinC) criou a Secretaria da Economia Criativa (SEC) com o objetivo de institucionalizar, formular e implementar políticas públicas de valorização e apoio aos setores deste segmento. Entre as atividades definidas pela Conferência das Nações Unidas para o Comércio o Desenvolvimento (Unctad) como setores industriais economicamente criativos, destaca-se neste trabalho as criações funcionais, com recorte para a indústria de videogames, como objeto de estudo. Partindo então do conceito de indústria criativa, o presente artigo analisa o papel da economia criativa e seu recorte para a indústria de games no Brasil, apresentando dados obtidos por pesquisa financiada pelo BNDES, e apresenta as ações propostas como políticas públicas para o setor. Tais conclusões abrem caminhos para o reconhecimento do setor, para o estímulo à discussão acerca da indústria de games nacional e para o melhor entendimento da atividade enquanto setor produtivo e carente de ações públicas de investimento. Entre os principais aspectos encontrados destaca-se a similaridade entre as estratégias estabelecidas pela Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames), por meio do Plano Diretor de Desenvolvimento da Indústria de Jogos, e as propostas de políticas públicas apresentadas pelo Grupo de Estudos e Desenvolvimento da Indústria de Games (GEDIGames), através do Mapeamento da Indústria Brasileira e Global de Jogos Digitais, financiada pelo BNDES. Estas conclusões abrem portas para questionamentos quanto a efetividade de políticas públicas e ações de desenvolvimento já implementadas, assim como para a necessidade de alinhamento entre poderes público e privado com foco na capacitação, inovação, atração de novos mercados e defesa de interesses para o setor.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherSENAI/CIMATECpt_BR
dc.publisherSENAI/CIMATECpt_BR
dc.sourcehttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/jspui/retrieve/1311/An%C3%A1lise%20da%20ind%C3%BAstria...%20GETEC.pdfpt_BR
dc.subjectGames - Indústria brasileirapt_BR
dc.subjectIndústria criativapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento tecnológicopt_BR
dc.titleAnálise da indústria brasileira de games sob a perspectiva da economia criativapt_BR
dc.title.alternativeIV WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIApt_BR
dc.typeProdução bibliográfica: Trabalhos publicados em anais de eventospt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2016-07-29T19:14:54Z-
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

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