Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/468
Title: Análise computacional do processo de fabricação da carroceria automotiva
Other Titles: IV WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA
Authors: Sousa, Dionísio José de
Lora, Fábio André
Keywords: Carroceria automotiva - Fabricação;Elastoplasticidade;Chapa metálica;Estampagem;Ferramental
Issue Date: 16-Oct-2014
Publisher: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citation: SOUSA, Dionísio José de; LORA, Fábio André. Análise computacional do processo de fabricação da carroceria automotiva. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA, 4., 2014, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2014. p. 553.
Abstract: Através de simulação numérica, foi estudado o comportamento de elastoplasticidade de uma chapa de aço. Buscou-se apresentar uma correlação de análise numérica com dados experimentais e prever a formação de defeitos superficiais no material estampado. Foram estudados grupos simétricos e assimétricos em relação a geometria do ferramental e observados parâmetros como tensão residual, deformações finais nas fibras superiores e inferiores e a espessura final. Identificou-se os pontos críticos da parede lateral na peça simulada com análise da 1a derivada dos parâmetros selecionados e os dados encontrados na linha de impacto também foram relacionados ao grau de severidade dos defeitos encontrados na parede lateral das peças estampadas buscando uma correlação igual ou superior a 80%.
Description: p. 553
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/468
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Análise computacional ... MCTI RESUMO.pdf40.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.