Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/465
Título: A revisão do processo em V: como aplicar os resultados dos modelos computacionais de dinâmica veicular na produção da indústria automotiva
Título(s) alternativo(s): IV WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA
Autor(es): Murari, Thiago B.
Moret, Marcelo A.
Zebende, Gilney F.
Palavras-chave: Modelagem computacional
Engenharia - Modelagem computacional
Veículo automotor
Data do documento: 16-Out-2014
Editor: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citação: MURARI, Thiago B.; MORET, Marcelo A.; ZEBENDE, Gilney F. A revisão do processo em V: como aplicar os resultados dos modelos computacionais de dinâmica veicular na produção da indústria automotiva. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA, 4., 2014, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2014. p. 323-333.
Resumo: É crescente a quantidade e variedade de modelos computacionais que auxiliam a engenharia a desenvolver novos produtos. Estes modelos são utilizados durante várias fases do desenvolvimento de produto e seus resultados são aplicados na melhoria dos componentes e sistemas que fazem parte de um veículo automotor. Os modelos de dinâmica veicular são largamente utilizados pela indústria para definir as tolerâncias geométricas e dimensionais dos elementos de cada componente de um sistema de suspensão. Como é possível utilizar os resultados destes modelos computacionais criados no desenvolvimento de produto para auxiliar a resolução dos problemas provenientes da variação dimensional durante a fabricação? A revisão e documentação do projeto, uma fase importante e por vezes omitida, suporta a engenharia de manufatura nas melhorarias dos seus resultados com o uso de gráficos e tabelas para explicar as variações dimensionais encontradas e manter o processo sobre controle. Por isto é importante utilizar um processo de revisão estruturado para avaliar os fatores que mais contribuem para a variação dimensional e que suporte o uso prático destes modelos no dia a dia da produção.
Descrição: p. 323-333
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/465
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A revisão do processo ... MCTI.pdf1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.