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http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/463
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Nascimento, Murilo Santos | - |
dc.contributor.author | Pereira-Guizzo, Camila de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-28T17:21:40Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-16 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Murilo Santos; PEREIRA-GUIZZO, Camila de Sousa. A contribuição de jogos para desenvolvimento de habilidades sociais em ambientes industriais In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA, 4., 2014, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2014. p. 551-552. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/463 | - |
dc.description | p. 551-552 | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo dos fatores humanos e das habilidades sociais de engenheiros pode contribuir para a melhoria do desempenho profissional, em especial nos ambientes industriais. Os erros humanos e as dificuldades de relacionamento interpessoal podem provocar acidentes de trabalhos, baixa produtividade, entre outros prejuízos, tanto para os trabalhadores como para as organizações. Esta pesquisa teve como ideia principal contribuir para a criação de um jogo digital para viabilizar o aprendizado de habilidades sociais, de maneira interativa, possibilitando maior interesse por parte dos estudantes. Assim o jogo tentará retratar a jornada de trabalho de alguns profissionais, voltando-se para situações que necessite das habilidades sociais para serem solucionadas, fazendo com que os jogadores adquiram aproximação de possíveis situações que possam enfrentar quando formados profissionais. Por meio de brainstorming algumas situações estão sendo pensadas para descrever o enredo e a narrativa do futuro game. Situações para contribuição do enredo do game: (1) A entrada ao seu local de trabalho, ao passar pela portaria (Passar e cumprimentar os porteiros e segurança; Parar cumprimentar os porteiros e seguranças, iniciando um dialogo; Passar sem cumprimentar os funcionários. Fingir que não os viu); (2) Ao procurar um local para estacionar seu veiculo (Não obedecem as sinalizações estacionando em locais inapropriados; Estaciona em locais apropriados; Estaciona em vagas preferenciais por estar mais perto e raramente são ocupadas); (3) Ao adentrar sua sala de trabalho (Dirige-se a sua mesa, sem cumprimentar os colegas de sala; Cumprimenta todos na sala de trabalho e se dirige a sua mesa de trabalho; Cumprimenta apenas seus superiores e se dirige ao seu local de trabalho; Vai direto a sala de descanso para conversar um pouco com seus colegas antes de começar as atividades); (4) Uma tarefa foi solicitada. Seu chefe pediu para que você recolocasse os funcionários, entregando-lhe fichas com informações de cada um dos funcionários (Ignora as fichas e faz o deslocamento de forma aleatória; Analisa todas as fichas e tenta alocá-los nas funções mais adequadas para suas habilidades; Analisa de forma superficial e realiza o que foi solicitado de forma automática, sem parar para pensar); (5) Sua atividade não foi satisfatória aos seu superiores, ele te chama atenção e finaliza a conversa com um feedback (Agradece o feedback, pois acredita ter um melhor desempenho após um feedback de pessoas mais experientes; Fica chateado com o superior, e na próxima atividade faz da mesma maneira, porque acedida que é a maneira certa; Desiste do trabalho pois se julga incapaz). Os desafios deste futuro game estarão diretamente envolvidos com as Habilidades Sociais adquiridas pelo jogador. As regras serão bem simples mais de extrema importância para o jogo, pois são como bússolas para seguir no caminho do game. Espera-se que esse brainstorming possa contribuir para o amadurecimento do jogo digital e na criação de tecnologias capazes de promover comportamentos sociais apropriados em tais situações. Além disso, esses resultados podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades sociais de profissionais do setor industrial, possibilitando assim ações de melhorias nesses processos, no gerenciamento de riscos laborais e na formação de futuros trabalhadores. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | SENAI/CIMATEC | pt_BR |
dc.publisher | SENAI/CIMATEC | pt_BR |
dc.source | http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/jspui/retrieve/1298/A%20contribui%C3%A7%C3%A3o%20de%20jogos%20...%20GETEC%20RESUMO.pdf | pt_BR |
dc.subject | Habilidade social | pt_BR |
dc.subject | Jogo digital | pt_BR |
dc.subject | Erro humano | pt_BR |
dc.title | A contribuição de jogos para desenvolvimento de habilidades sociais em ambientes industriais | pt_BR |
dc.title.alternative | IV WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
dc.type | Produção bibliográfica: Trabalhos publicados em anais de eventos | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2016-07-29T17:21:40Z | - |
Appears in Collections: | Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC) |
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A contribuição de jogos ... GETEC RESUMO.pdf | 76.17 kB | Adobe PDF | View/Open |
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