Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/462
Title: Proposta de requisitos de inovação e sustentabilidade para micro e pequenas empresas
Other Titles: SEMINÁRIO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL E TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS E GESTÃO EM TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS
Authors: Diniz, Fabian Carmo
Almeida, Edna dos Santos
Keywords: Inovação;Sustentabilidade;Micro e pequenas empresas;Micro e pequenas empresas - Sustentabilidade
Issue Date: 16-Mar-2015
Publisher: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citation: DINIZ, Fabian Carmo; ALMEIDA, Edna dos Santos. Proposta de requisitos de inovação e sustentabilidade para micro e pequenas empresas. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL E TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS E GESTÃO EM TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS, 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 24-29.
Abstract: A inovação é considerada pelos estudiosos do tema como uma condição essencial para o desenvolvimento industrial, sendo uma condição fundamental para o sucesso de uma empresa num ambiente cada vez mais competitivo. Isto leva as empresas cada vez mais a buscarem novas posições no mercado ou buscarem sua manutenção. As micro e pequenas empresas - MPEs desempenham um papel fundamental na geração de emprego e renda, o que as credencia como instrumentos indutores do desenvolvimento econômico. Inseridas em mercados cada vez mais competitivos e globalizados, as empresas de micro e pequeno porte dependem cada vez mais da capacitação tecnológica e da geração de inovações para garantir a sua sobrevivência e o seu sucesso. Considerando que a sustentabilidade ambiental é um vetor que nos últimos anos vem ganhando mais espaço nas agendas de inovação, o objetivo do trabalho de mestrado é propor requisitos de inovação e sustentabilidade para micro e pequenas empresas, com o objetivo de nortear seus processos de inovação. A pergunta a ser feita é: Quais os requisitos de sustentabilidade ambiental são usados nos processos de inovação das micro e pequenas empresas? Para responder esta pergunta serão investigados os processos de inovação de uma amostra de micro e pequenas empresas na Bahia, que estão nos setores de indústria e serviço e que já possuem um perfil inovador. Neste caso, o recorte foi feito, identificando empresas que tiveram projetos aprovados em editais de apoio a inovação. Esta investigação se dará por meio da aplicação de dois questionários, que vão mapear as ações de inovação nas empresas e sua relação com o meio ambiente. Como resultado deste trabalho, será proposto um conjunto de requisitos de sustentabilidade ambiental, com base na literatura existente e nas ações das empresas investigadas.
Description: p. 24-29
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/462
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Proposta de requisitos ....pdf53.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.