Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/461
Título: Metodologia para identificação, quantificação e verificação das reduções de custo no consumo energético na indústria eletrointensiva com sistema de produção contínua, a partir de rotas tecnológicas inovadoras: uma aplicação para uma planta de ferro liga.
Título(s) alternativo(s): SEMINÁRIO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL E TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS E GESTÃO EM TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS
Autor(es): Rocha, Marcelo Gualberto
Figueiredo, Paulo
Palavras-chave: Eficiência energética
Ferro liga
Indústria eletrointensiva
Produção contínua
Data do documento: 16-Mar-2015
Editor: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citação: ROCHA, Marcelo Gualberto; FIGUEIREDO, Paulo. Metodologia para identificação, quantificação e verificação das reduções de custo no consumo energético na indústria eletrointensiva com sistema de produção contínua, a partir de rotas tecnológicas inovadoras: uma aplicação para uma planta de ferro liga. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL E TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS E GESTÃO EM TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS, 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 52-57.
Resumo: Este estudo desenvolve uma metodologia para identificar, quantificar e verificar as reduções de custo no consumo de energia a partir de rotas tecnológicas inovadoras em empresas com sistema de produção contínua e pertencentes à indústria eletrointensiva. A metodologia é aplicada numa planta de ferro liga de cromo no Brasil. Os maiores preços da energia elétrica têm efeito direto na elevação do custo operacional e, consequentemente, na rentabilidade destas empresas. A adoção das melhores tecnologias em termos de eficiência energética tem conduzido à redução de custos e melhorias na eficiência das operações, podendo ser um indutor para o aumento da competitividade e também na redução de impactos ambientais gerados pelo setor produtivo. Como procedimentos metodológicos utilizou-se a prospecção tecnológica: revisão bibliográfica, consulta de patentes, visitas técnicas, consultorias diversas, levantamento do estado da arte dos equipamentos e/ou processos para o setor industrial em estudo, incluindo as tecnologias inovadoras de uso geral, um questionário fechado com experts na área de produção de ferro ligas, experimentos termogravimétricos e estudo de caso. Foram identificadas quatro rotas tecnológicas possíveis para o processo produtivo: processo de fusão convencional, processo Outokumpum, rota arco DC e processo premus. Numa primeira análise preliminar, mas não conclusiva, apontou-se o processo Outokumpu como o mais indicado para a realidade industrial brasileira. A tecnologia denominada Mintek Blobulator parece ser a mais adequada para a etapa de preparação do produto.
Descrição: p. 52-57
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/461
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Metodologia para identificação ....pdf64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.