Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/460
Título: Melhorias na qualidade do produto através de um método de seleção de fornecedores: aplicação de um framework de classificação e hierarquização nas empresas do polo de informática de Ilhéus
Título(s) alternativo(s): SEMINÁRIO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL E TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS E GESTÃO EM TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS
Autor(es): Silva, Marcus V.
Figueiredo, Paulo
Palavras-chave: Fornecedor - Seleção
Fornecedor - Relação
Fornecedor - Qualidade
Fornecedor - Gestão
Fornecedor - Avaliação
Data do documento: 16-Mar-2015
Editor: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citação: SILVA, Marcus V.; FIGUEIREDO, Paulo. Melhorias na qualidade do produto através de um método de seleção de fornecedores: aplicação de um framework de classificação e hierarquização nas empresas do polo de informática de Ilhéus. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL E TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS E GESTÃO EM TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS, 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 58-62.
Resumo: A gestão do relacionamento com fornecedores tem sido cada vez mais evidenciada como fator crítico para o sucesso organizacional. Dentro deste panorama, discutem-se métodos e critérios de avaliação e seleção. Não resta mais dúvida que o desempenho de um fornecedor impacta diretamente no desempenho da empresa com relação à qualidade em várias dimensões, como desempenho e atendimento às necessidades do cliente, entre outros, e é sabido também que nenhum fornecedor tem desempenho extraordinário em todos os aspectos no qual pode ser avaliado; existe um conjunto de trade-offs que devem ser avaliados e entendidos no momento da tomada de decisão da seleção destes fornecedores. É necessário ainda que seja avaliado o posicionamento estratégico dos itens que serão fornecidos com relação aos critérios que são mais importantes, pois diferentes itens têm diferentes características no produto final. Diante desta conjuntura, o objetivo desta pesquisa é propor e aplicar um framework adaptado para as indústrias de computador do polo de informática de ilhéus, para a classificação dos seus insumos através de um portfólio e a análise dos seus fornecedores, utilizando critérios especificados para seleção daquele que melhor atende os requisitos da empresa com base em um método científico de análise multicritério.
Descrição: p. 58-62
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/460
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Melhorias ....pdf212.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.