Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/458
Título: Gestão dos cursos técnicos e tecnológicos ofertados pelos campi dos IFBA'S recém inaugurados: perspectivas dos discentes
Título(s) alternativo(s): VIII CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO
Autor(es): Santos, M.
Pereira-Guizzo, C. S.
Sampaio, R. R.
Palavras-chave: Educação tecnológica
Curso técnico - Gestão
IFs - Extensão
Data do documento: 2013
Editor: IFBA
IFBA
Citação: SANTOS, M.; PEREIRA-GUIZZO, C. S.; SAMPAIO, R. R. Gestão dos cursos técnicos e tecnológicos ofertados pelos campi dos IFBA'S recém inaugurados: perspectivas dos discentes. In: CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 8., 2013, Salvador. Anais... Salvador: IFBA, 2013. p. 1-10.
Resumo: A educação e formação profissionalizantes vêm passando por constantes mudanças ao longo dos últimos anos, impulsionadas pelo elevado nível tecnológico que as indústrias aplicam em seus processos e pela necessidade de inovar. O ensino profissionalizante e a indústria reconhecem que, atualmente, a inovação é tópico de primeira necessidade. As iniciativas de expansão da rede de aprendizado profissional, por parte do Ministério da Educação e a busca por talentos, por parte das organizações, evidenciam esse caminho de transformação: quanto mais valores tecnológicos forem agregados aos processos, melhor deve ser o capital humano, em busca de mais qualidade. A indústria é um dos setores mais importantes para a economia do Brasil, seu pleno desenvolvimento acelera o crescimento do país e promove a distribuição de riquezas. Porém, sem educação, essa engenharia socioeconômica não funciona, não evolui. Com esse cenário, faz-se salutar realizar uma análise da gestão dos cursos técnicos profissionalizantes, oferecidos pelos campi recém inaugurados, levando em consideração as perspectivas dos discentes. O objetivo desse trabalho é entender, a partir das dificuldades vivenciadas pelos alunos, o que pode interferir no desenvolvimento dos cursos, desempenho dos discentes e o efeito na indústria. Para cumprir com essa abordagem, foram aplicados questionários entre os alunos das turmas do curso de TI (Técnicos em Informática), do IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia), Campus Feira de Santana. Os principais resultados apontaram que há muitos fatores que representam dificuldade para o discente, o que pode se traduzir em evasões no futuro. Quanto as perspectivas, as percepções dos discentes foram otimistas.
Descrição: p. 1-10
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/458
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cst.pdf2.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.