Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/458
Title: Gestão dos cursos técnicos e tecnológicos ofertados pelos campi dos IFBA'S recém inaugurados: perspectivas dos discentes
Other Titles: VIII CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO
Authors: Santos, M.
Pereira-Guizzo, C. S.
Sampaio, R. R.
Keywords: Educação tecnológica;Curso técnico - Gestão;IFs - Extensão
Issue Date: 2013
Publisher: IFBA
IFBA
Citation: SANTOS, M.; PEREIRA-GUIZZO, C. S.; SAMPAIO, R. R. Gestão dos cursos técnicos e tecnológicos ofertados pelos campi dos IFBA'S recém inaugurados: perspectivas dos discentes. In: CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 8., 2013, Salvador. Anais... Salvador: IFBA, 2013. p. 1-10.
Abstract: A educação e formação profissionalizantes vêm passando por constantes mudanças ao longo dos últimos anos, impulsionadas pelo elevado nível tecnológico que as indústrias aplicam em seus processos e pela necessidade de inovar. O ensino profissionalizante e a indústria reconhecem que, atualmente, a inovação é tópico de primeira necessidade. As iniciativas de expansão da rede de aprendizado profissional, por parte do Ministério da Educação e a busca por talentos, por parte das organizações, evidenciam esse caminho de transformação: quanto mais valores tecnológicos forem agregados aos processos, melhor deve ser o capital humano, em busca de mais qualidade. A indústria é um dos setores mais importantes para a economia do Brasil, seu pleno desenvolvimento acelera o crescimento do país e promove a distribuição de riquezas. Porém, sem educação, essa engenharia socioeconômica não funciona, não evolui. Com esse cenário, faz-se salutar realizar uma análise da gestão dos cursos técnicos profissionalizantes, oferecidos pelos campi recém inaugurados, levando em consideração as perspectivas dos discentes. O objetivo desse trabalho é entender, a partir das dificuldades vivenciadas pelos alunos, o que pode interferir no desenvolvimento dos cursos, desempenho dos discentes e o efeito na indústria. Para cumprir com essa abordagem, foram aplicados questionários entre os alunos das turmas do curso de TI (Técnicos em Informática), do IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia), Campus Feira de Santana. Os principais resultados apontaram que há muitos fatores que representam dificuldade para o discente, o que pode se traduzir em evasões no futuro. Quanto as perspectivas, as percepções dos discentes foram otimistas.
Description: p. 1-10
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/458
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cst.pdf2.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.