Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/457
Title: Gestão de desempenho em uma indústria petroquímica: estudo da relação de perdas físicas e a difusão de informação.
Other Titles: SEMINÁRIO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL E TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS E GESTÃO EM TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS
Authors: Pereira, Roberta H. de Castro
Uchoa, Francisco
Keywords: Desempenho;Indicador;Conhecimento - Difusão;Informação gerencial;Informação gerencial - Sistema
Issue Date: 16-Mar-2015
Citation: PEREIRA, Roberta H. de Castro; UCHOA, Francisco. Gestão de Desempenho em uma indústria petroquímica: estudo da relação de Perdas Físicas e a difusão de informação. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL E TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS E GESTÃO EM TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS, 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 76-79.
Abstract: Dentro do contexto das indústrias de processamento contínuo, mais precisamente, da indústria de petroquímicos básicos, os quais são commodities sujeitas a competição internacional, implicando em margens cada vez menores para este setor, a construção de uma estratégia que integre os diversos níveis de gerenciamento associada às ações para a redução de custo variável são cruciais para a sobrevivência desta cadeia. A existência de um setor voltado à Gestão de Desempenho Industrial (GDI) adiciona valor à estrutura produtiva, sendo responsável pela geração diária de indicadores e sua análise para balizar as iniciativas de curto e longo prazo da unidade. Toda a informação gerada é mantida em um Sistema de Gerenciamento da Informação e mas para além dos números há a necessidade de intercomunicação entre as diversas gerencias para que os dados se tornem informação chave para a tomada de decisão. Verificar como este fluxo de informação opera é o passo inicial para determinação de lacunas nas interfaces, os quais são responsáveis por tomadas de decisão imprecisas. O principal objetivo deste trabalho é demonstrar a relação existente entre um indicador de desempenho proposto para as áreas de GDI das Unidades de Insumos Básicos da Braskem, denominado Perdas Físicas e um indicador das condições de criação e difusão do conhecimento, representado pelo CDC (Coeficiente de Difusão do Conhecimento), para a validação da hipótese de que organizações com melhores condições de criação e difusão do conhecimento apresentam melhor desempenho nas equipes de Gestão de Desempenho Industrial, ou seja, a difusão de informações pode ser associada a redução de Perdas Físicas.
Description: p. 76-79
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/457
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gestão de desempenho ....pdf41.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.