Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/456
Title: Efeitos de decisões estratégicas no desempenho operacional de indústrias eletrointensivas em ambientes dinâmicos
Other Titles: SEMINÁRIO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL E TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS E GESTÃO EM TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS
Authors: Pereira, Hyberson Bastos
Figueiredo, Paulo Soares
Keywords: Indústria eletrointensiva;Sistema - Dinâmica;Dinâmica de sistema
Issue Date: 16-Mar-2015
Publisher: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citation: PEREIRA, Hyberson Bastos; FIGUEIREDO, Paulo Soares. Efeitos de decisões estratégicas no desempenho operacional de indústrias eletrointensivas em ambientes dinâmicos. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL E TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS E GESTÃO EM TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS, 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 41-44.
Abstract: A indústria eletrointensiva brasileira tem grande importância no panorama nacional, e se destaca mundialmente. Atualmente, o mercado de energia elétrica brasileiro opera em regime de livre concorrência, e a conjuntura é de incertezas. Neste contexto, as indústrias eletrointensivas brasileiras têm necessidade de adotar estratégias para manter a sua competitividade. A pesquisa tem por objetivo analisar os efeitos de decisões estratégicas sobre o desempenho operacional de indústrias eletrointensivas, em possíveis cenários que envolvem variações significativas de preços de insumos, mudanças em condições econômicas, e distintas tecnologias de produção, em ambientes dinâmicos. Será realizado um estudo de caso em uma indústria de ferroligas localizada no Estado da Bahia. O referencial metodológico é Dinâmica de Sistemas. Pretende-se analisar aspectos do desempenho operacional, em distintos cenários, envolvendo decisões estratégicas. Será construído um modelo dinâmico de simulação, visando realizar análises de cenários, as quais auxiliarão tomadores de decisão a: compreender as consequências de decisões estratégicas, no longo prazo; avaliar alternativas; e tomar decisões apropriadas. A pesquisa se concentrará em examinar questões relacionadas à problemática de indústrias eletrointensivas. No entanto, a intenção é produzir um modelo dinâmico que represente a estrutura típica de um sistema produtivo baseado em produção contínua, que possa servir para analisar os efeitos de decisões estratégicas em indústrias que utilizem este modelo produtivo.
Description: p. 41-44
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/456
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Efeitos de decisão ....pdf47.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.