Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/453
Título: Avaliação da gestão da inovação em empresas de software na região de Salvador/BA - Brasil
Título(s) alternativo(s): SEMINÁRIO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL E TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS E GESTÃO EM TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS
Autor(es): Sanches, D. C.
Passos, F. U.
Palavras-chave: Software - Inovação
Gestão estratégica
Software
Data do documento: 16-Mar-2015
Citação: SANCHES, D. C.; PASSOS, F. U. Avaliação da gestão da inovação em empresas de software na região de Salvador/BA - Brasil. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL E TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS E GESTÃO EM TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS, 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 14-18.
Resumo: Nos últimos anos, os produtos e serviços oferecidos pelo setor de software vêm passando por transformações significativas. As empresas estão sendo induzidas, ano a ano, ao desenvolvimento de inovações ou a incorporação de inovações para manter a competitividade. Neste contexto, elas precisam adotar modelos para a gestão estratégica da inovação, como um processo estruturado que se apoia em seis dimensões: método, clima organizacional, pessoas, estratégia, liderança e resultados. O presente estudo visa avaliar o processo de gestão da inovação em uma amostra de empresas de software na região de Salvador/BA com projetos de inovação subvencionados ou em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Brasil (SENAI). As principais etapas do estudo são: diagnóstico do processo de inovação nas empresas; proposição de ações para indução da gestão da inovação; e um modelo para gerenciar as inovações nas referidas empresas. Como resultado, este estudo pretende obter um panorama sobre a atual estratégia para gestão da inovação das empresas da amostra, fazer um conjunto de propostas de intervenções para implantação da gestão estratégica da inovação e investigar se as empresas introduziram de forma eficaz a gestão da inovação em suas rotinas organizacionais.
Descrição: p. 14-18
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/453
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação da gestão ....pdf59.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.