Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/452
Título: Avaliação da gestão da inovação promovido pelo centro tecnológico – SENAI nas empresas do polo de informática de Ilhéus/BA - Brasil
Título(s) alternativo(s): SEMINÁRIO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL E TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS E GESTÃO EM TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS
Autor(es): Comin, Rafaele
Uchoa, Francisco
Palavras-chave: Gestão da inovação
Gestão da tecnologia
Estratégia da inovação
Inovação - Gestão
Tecnologia - Gestão
Inovação - Estratégia
Data do documento: 16-Mar-2015
Editor: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citação: COMIN, Rafaele; UCHOA, Francisco. Avaliação da gestão da inovação promovido pelo centro tecnológico – SENAI nas empresas do polo de informática de Ilhéus/BA - Brasil. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL E TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS E GESTÃO EM TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS, 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 72-75.
Resumo: Nos últimos anos, a economia mundial tem passado por diversos processos de transformação na sua estrutura produtiva e os núcleos de alta tecnologia tem contribuído ricamente para o desenvolvimento regional. Também conhecidos como polo de tecnologia ligados às inovações tecnológicas, esses polos são fundamentados no envolvimento entre universidades, governo, instituições financeiras, incubadoras de empresas, centros de pesquisas, etc. O Governo federal, nos últimos anos, tem lançado políticas de incentivos fiscais para muitas áreas, com a intenção de aumentar a produção industrial e desenvolver regiões. No caso de Ilhéus, localizado no Sul da Bahia, o Polo de Informática de Ilhéus foi criado em 1995, através do Decreto 4316, e hoje conta com aproximadamente 50 empresas instaladas. O objetivo deste artigo é avaliar o processo de gestão da inovação nas empresas subvencionadas pelo Centro Tecnológico SENAI em uma amostra de empresas de Polo de Informática de Ilhéus/BA. As principais etapas do estudo são: identificar os processos produtivos das empresas, verificar em qual etapa do processo foi apoiado pelo SENAI, levantar os benefícios alcançados, bem como as lacunas deixadas. Como resultado, este estudo pretende obter um panorama sobre a atual situação do polo de informática de Ilhéus, identificar o grau de inovação ofertado pelo Centro Tecnológico SENAI e fazer um conjunto de propostas de intervenções para implantação da gestão estratégica da inovação.
Descrição: p. 72-75
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/452
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação ....pdf43.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.