Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/440
Título: Modelagem do processo de criação e difusão do conhecimento no âmbito organizacional: uma abordagem baseada na análise de redes sociais complexas.
Título(s) alternativo(s): SEMINÁRIO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL E TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS E GESTÃO EM TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS
Autor(es): Santos, Jorge Luiz dos
Sampaio, Renelson Ribeiro
Palavras-chave: Conhecimento - Gestão
Rede Social - Complexa
Tecnologia da informação - Governança
Data do documento: 2015
Editor: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citação: SANTOS, Jorge Luiz dos; SAMPAIO, Renelson Ribeiro. Modelagem do processo de criação e difusão do conhecimento no âmbito organizacional: uma abordagem baseada na análise de redes sociais complexas. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL E TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS E GESTÃO EM TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS, 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 25-29.
Resumo: O desempenho de empresas dependentes da tecnologia é função da inovação, visando oferecer níveis de excelência em serviço, e crescer de forma sustentável. Dos fatores que dinamizam e integram processos organizacionais, tecnologia e pessoas, destaca-se o conhecimento necessário para a realização das tarefas nos vários níveis de tomada de decisão. A aplicação de modelos de gestão do conhecimento tornou-se prática em várias organizações. Porém, esses modelos carecem de definição de métricas para mensurar a efetividade da sua aplicação. Esta questão suscitou como pergunta de partida identificar “Quais as características das relações entre componentes de equipes de projetos ao constituir redes sociais informais empenhadas no desenvolvimento de tarefas de projetos, que influenciam a geração e difusão do conhecimento resultando na melhoria da execução dessas tarefas na organização?”. Sendo o objetivo principal, construir um modelo computacional baseado na metodologia de análise de redes sociais, mapeando relações entre membros das equipes de trabalho e demais stakeholders dos projetos para evidenciar características, configurações e indicadores das redes sociais informais que influenciam a geração e a difusão do conhecimento, e estudar esta influência sobre o desempenho das equipes de trabalho na execução de suas tarefas. Este modelo se apoia no quadro de referência do processo de governança que é uma das principais fontes de conhecimento explícito organizacional. Para isto, é necessário: Mapear as áreas de negócio; construir e validar um modelo computacional sustentado pela metodologia de análise de redes sociais; identificar as principais características presentes nas redes informais, que viabilizam o processo de geração e difusão do conhecimento; e medir o coeficiente e difusão do conhecimento a partir dos dados coletados, avaliando o processo de geração e difusão do conhecimento pelo confronto dos resultados com dados do modelo de governança organizacional. Adotou-se a fenomenologia na fase inicial da pesquisa, em uma abordagem inicialmente qualitativa, visando a interpretação dos resultados e posterior construção do modelo. Será também realizada uma pesquisa exploratória e investigativa, para identificar as principais variáveis de influência componentes do modelo. Com base em análises documentais, entrevistas e questionários, será feito um levantamento das práticas organizacionais relacionadas à geração e difusão do conhecimento. O modelo computacional construído viabilizará a análise quantitativa dos dados e permitirá realizar o mapeamento do fluxo informacional que possibilita a criação e difusão do conhecimento, utilizando-se técnicas de análise de redes sociais. Espera-se que o modelo ajude a compreender melhor o processo de geração e difusão de conhecimento organizacional, auxiliando no planejamento da estruturação de equipes de projetos.
Descrição: p. 25-29
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/440
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Modelagem do processo ....pdf53.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.