Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/429
Title: Sistemas de gestão da manutenção: uma revisão bibliográfica visando estabelecer critérios para avaliação de maturidade
Other Titles: XXX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Authors: Lima, José Ricardo Tavares de
Santos, Alex Álisson Bandeira
Sampaio, Renelson Ribeiro
Keywords: Manutenção - Gestão;Maturidade - Avaliação
Issue Date: Oct-2010
Citation: LIMA, José Ricardo Tavares de; SANTOS, Alex Alisson Bandeira; SAMPAIO, Renelson Ribeiro. Sistemas de gestão da manutenção - uma revisão bibliográfica visando estabelecer critérios para avaliação de maturidade. ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO - ENEGEP, 30., 2010, São Carlos. Anais... São Carlos, ABEPRO, 2010. p. 1-15.
Abstract: As organizações industriais demandam ações de manutenção como uma das suas atividades relevantes, fruto do reconhecimento da crescente importância da mesma para o sucesso e a sobrevivência dos negócios. Até pouco mais de cinco décadas, taiss ações eram reativas constituindo-se de manutenções corretivas, de grandes reformas e de intervenções não programadas, aplicadas para restabelecer o estado operacional satisfatório dos ativos que apresentavam falhas. Desde então, a partir da década de 50, a manutenção vem sofrendo mudanças contínuas, na busca de ações sustentáveis e de prestação de serviços com alto valor agregado. Novas técnicas, como a manutenção preventiva e preditiva, e novos sistemas de gestão foram desenvolvidos e aplicados, objetivando que a manutenção possa ser realizada cada vez mais efetivamente. Sucederam-se diversos sistemas de gestão dentre os quais a Manutenção Centrada no Custo e no Lucro ao longo do ciclo de vida das instalações, a Manutenção com Qualidade Total (TQMain), a Manutenção Produtiva Total (TPM), a Centrada na Confiabilidade (RCM), a Baseada em Riscos (RBM), a Centrada na Eficácia (ECM), a Gestão Estratégica (SMM) e a Manutenção Classe Mundial (WCM). A despeito do avanço na concepção dos sistemas de gestão, existem dificuldades para se avaliar o nível de maturidade da manutenção. Este aspecto é parcialmente tratado nos processos de medição de desempenho de cada modelo, porém o mesmo ainda requer uma visão mais estruturada e melhor detalhada. Com este propósito, a partir do estudo dos pressupostos fundamentais do conjunto dos sistemas de gestão apresentados, propõe-se um método mais abrangente para a avaliação do nível de maturidade do gerenciamento da manutenção.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/429
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sistemas de gestão ....pdf539.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.