Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/428
Title: O monitoramento de desempenho está alinhado com a estratégia? observação em frigoríficos da caprinovinocultura da Bahia
Other Titles: REGE - Revista de Gestão
Authors: Guedes, Cleide Miranda de Castro
Passos, Francisco Uchoa
Sampaio, Renelson Ribeiro
Keywords: Gestão estratégica;Monitoramento estratégico;Alinhamento estratégico;desempenho - Indicador
Issue Date: Jul-2012
Citation: GUEDES, Cleide Miranda de Castro; PASSOS, Francisco Uchoa; SAMPAIO, Renelson Ribeiro. REGE - Revista de Gestão, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 411-429, jul./set. 2012.
Abstract: Este estudo observou uma amostra de cinco frigoríficos do setor da caprinovinocultura do Estado da Bahia, com o objetivo de verificar: (a) em que medida ocorre aderência entre os indicadores de desempenho monitorados e os objetivos estratégicos manifestados pelos frigoríficos; e (b) se a referida aderência estaria associada a resultados relevantes para o negócio dessas empresas. Para tanto, foi construída, inicialmente, uma matriz de coleta de dados que possibilitou, para cada empresa, aferir a aderência do monitoramento à estratégia e, a seguir, elegeu-se a taxa de ocupação de capacidade como proxy do resultado do negócio das empresas da amostra. Os dados de aderência estratégica e de resultados para o negócio foram dispostos em seus respectivos rankings, os quais sofreram comparação qualitativa, para verificar-se a ocorrência da associação entre os mesmos. Apenas um frigorífico confirmou, de forma destacada, a referida associação, refletindo uma relativa fragilidade do método. Por outro lado, o estudo teve a vantagem de detectar que nem todas as empresas têm operação adequadamente alinhada à estratégia pretendida, ou seja, há objetivos estratégicos não apoiados pelo monitoramento, e há indicadores monitorados que apóiam de modo insuficiente a estratégia da empresa.
Description: p. 411-429
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/428
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O Monitoramento de desempenho ....pdf463.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.