Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/427
Título: Redução de custos nas organizações: complexidade e dinâmica das redes logísticas
Título(s) alternativo(s): PODes - Revista Eletrônica Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento
Autor(es): Menezes, Bruno Leonardo Santos
Donato, Vitório
Senna, Valter de
Sampaio, Renelson Ribeiro
Passos, Francisco Uchoa
Miura, Marcio Nakayama
Palavras-chave: Sistema dinâmico
Sistema complexo
Rede complexa
Modelagem
Simulação
Data do documento: Set-2012
Citação: MENEZES, Bruno Leonardo Santos et al. Redução de custos nas organizações: complexidade e dinâmica das redes logísticas. PODes - Revista Eletrônica Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento, Rio de Janeiro, v. 4, n. 3, p. 325-338, set./dez. 2012.
Resumo: Este estudo tem como objetivo apresentar uma rede logística como um sistema complexo e dinâmico, além de alguns aspectos de importância do entendimento dessa complexidade e dinâmica voltados à redução de custos logísticos nas organizações. Tem como base levantamento bibliográfico em estudos que abordam os temas na literatura acadêmica. Logística, sistemas complexos e dinâmica de sistemas são campos de estudo interdisciplinares em evolução, com grande potencial de interação com diversas áreas. É possível minimizar custos, conhecendo o comportamento e características das redes de suprimentos. Analisar a complexidade dessas redes pode representar um diferencial competitivo para as organizações, além de aumentar o conhecimento organizacional sobre a natureza do seu próprio negócio. Este artigo contribui para a carência de estudos que abordam a rede logística como um sistema complexo e dinâmico.
Descrição: p. 325-338
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/427
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Redução de custos ....pdf481.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.