Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/425
Title: Um modelo de localização baseado na metodologia analytic hierarchy process (AHP) para fornecedores de autopeças da cadeia automotiva do estado da Bahia
Other Titles: Revista Economia e Gestão
Authors: Menezes, Bruno Leonardo Santos
Senna, Valter
Sampaio, Renelson Ribeiro
Miura, Marcio Nakayama
Keywords: Localização - Teoria;Analytic Hierarchy Process - AHP;Setor automotivo
Issue Date: Oct-2014
Citation: MENEZES, Bruno Leonardo Santos et al. Um modelo de localização baseado na metodologia analytic hierarchy process (AHP) para fornecedores de autopeças da cadeia automotiva do estado da Bahia. Revista Economia e Gestão, [Minas Gerais], v.14, n. 37, p. 80-103, out./dez. 2014.
Abstract: Uma multinacional do setor automotivo anunciou oficialmente que se instalará no estado da Bahia. O empreendimento, que prevê investimentos de aproximadamente R$20 milhões, tem potencial para atrair cerca de quatrocentas novas indústrias de autopeças. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a metodologia Analytic Hierarchy Process (AHP) como suporte a um modelo de decisão de escolha de localização de fábricas de autopeças no estado da Bahia, com a chegada de uma nova montadora de veículos na região de Camaçari, valendo considerar que cada cidade apresenta características que modificam a importância relativa de cada fator de localização no tempo. A análise por especialistas envolve considerar um grande número de fatores, sendo o método AHP eficiente para determinar a importância de cada aspecto e reduzir a subjetividade neste processo. A localização ótima deste conjunto de organizações, utilizando um método confiável, pode reduzir gastos em toda a cadeia de suprimentos e, consequentemente, aumentar a vantagem competitiva e os benefícios econômicos e sociais.
Description: p. 80-103
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/425
ISSN: 1984-6606
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Um modelo de localização ....pdf427.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.