Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/406
Title: Análise exergética de uma unidade cogerativa para a co-produção de água gelada em um centro de pesquisa utilizando gás natural e biodiesel
Other Titles: 8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA
Authors: Santos, Alex Álisson B.
Torres, Ednildo A.
Keywords: Exergia;Análise Exergética;Co-Geração;Gás Natural;Biodiesel
Issue Date: 23-Oct-2007
Citation: SANTOS, Alex Álisson B.; TORRES, Ednildo A. Análise exergética de uma unidade cogerativa para a co-produção de água gelada em um centro de pesquisa utilizando gás natural e biodiesel. In: CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA, 8., 2007, Cusco. Anais... Cusco: CIBIM, 2007. p. 1-8.
Abstract: Apesar da aparente estabilização do fornecimento de energia no país, estudos recentes (Operador Nacional do Sistema Elétrico, 2004) indicam que a capacidade de produção de energia elétrica, em horário de ponta, para o Nordeste brasileiro, estará com cerca de 90% da capacidade instalada utilizada em 2009, o que aponta a necessidade que alguns empreendimentos devem possuir infra-estruturas próprias descentralizadas de produção de energia. Outro aspecto importante é o custo da energia elétrica, que já onera bastante o custo de operação de algumas instalações. O estudo em questão avalia através de uma análise exergética, um projeto básico preliminar de uma instalação de cogeração, que utiliza conjuntos motogeradores os quais possuem como fonte de energia a queima de gás natural e mistura de diesel/ biodiesel associados a chillers de absorção para a produção de energia elétrica e água gelada para sistema de ar condicionado central, de um centro de pesquisa localizada na cidade do Salvador- Bahia- Brasil.
Description: p. 1-8.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/406
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.