Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/404
Título: Formação do engenheiro de computação, responsabilidade social e desenvolvimento de projeto de inclusão sócio-digital de cegos
Título(s) alternativo(s): XL CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA
Autor(es): Silva, Alan Carlos P. e
Pinto, Gabriela R. P. R.
Sena, Claudia P. P.
Suzart, Pedro
S. Filho, Sandoval Santos
Casas, Trazíbulo H.
Pereira, Hernane B. de B.
Palavras-chave: Educação
Engenharia
Método PBL
Inclusão Sócio-Digital
Cegos
Data do documento: 3-Set-2012
Citação: SILVA, Alan Carlos P. e et al. Formação do engenheiro de computação, responsabilidade social e desenvolvimento de projeto de inclusão sócio-digital de cegos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA , 40., 2012, Belém. Anais... Belém, COBENGE, 2012. p. 1-12.
Resumo: A inclusão sócio-digital é uma realidade que perpassa toda a sociedade e é preciso estar atento às necessidades e demandas sociais. O advento das tecnologias voltadas para interfaces gráficas afasta os deficientes visuais da interação com o computador e também com a internet. Dessa maneira, é importante que outras tecnologias sejam pensadas e exploradas, para garantir outras modalidades de interação, que não somente a que privilegia o visual. Esse artigo descreve a iniciativa de alguns professores que estão diretamente envolvidos no processo de formação de um engenheiro mais sensível aos desafios sociais, e relata a experiência de um estudante de Engenharia de Computação da Universidade Estadual de Feira de Santana em adaptar recursos de síntese de voz ao aplicativo Web PBLVS.
Descrição: P.1-12
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/404
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formação do engenheiro ....pdf564.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.