Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/388
Title: Gestão da qualidade no processo de implantação da acreditação hospitalar: dificuldades e desafios
Other Titles: V WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (PTI) e I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA (SIINTEC)
Authors: Ribeiro, Valnízia Andrade Pereira
Almeida, Edna dos Santos
Keywords: ISO 9001:2008;ONA;Qualidade;Certificação;Acreditação
Issue Date: 10-Sep-2015
Publisher: SENAI / CIMATEC
SENAI / CIMATEC
Citation: RIBEIRO, Valnizia Andrade Pereira; ALMEIDA, Edna dos Santos. Gestão da qualidade no processo de implantação da acreditação hospitalar: dificuldades e desafios. In: WORKSHOP DE PESQUISA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO – PTI, 5.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA – SIINTEC, 1., 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 333-342.
Abstract: Esse estudo trata sobre Acreditação Hospitalar através da Organização Nacional de Acreditação – ONA, que é uma metodologia reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care) associação parceira da Organização Mundial de Saúde – OMS. O objetivo foi descrever o processo de implantação do hospital que busca atingir o Nível I da Acreditação. A metodologia está sendo implantada através da revisão e melhoria dos processos e da disseminação dos protocolos e políticas institucionais. Baseadas na literatura e em estudos científicos serão feitas análises comparativa entre o processo de acreditação hospitalar e a Norma ISO 9001:2008. As dificuldades relatadas durante o processo da implantação foram na inserção da cultura da qualidade e a resistência por parte de algumas lideranças. Em contrapartida já são evidentes alguns benefícios como o envolvimento dos colaboradores, melhoria da qualidade e segurança da assistência, padronização de rotinas e fluxos, melhoria do clima organizacional e o fortalecimento da comunicação. O hospital já está com os padrões da ONA implantados e aguarda a visita de avaliação onde busca o certificado de Acreditação Nível I
Description: p.333-342
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/388
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gestão da qualidade ....pdf376.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.