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http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/387
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Mascarenhas, Luis Alberto Breda | - |
dc.contributor.author | Gomes, Jefferson de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Portela, Andrey Teixeira | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Cristiano Vasconcellos | - |
dc.contributor.author | Guarieiro, Lilian Lefol Nani | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-14T17:19:43Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-18 | - |
dc.identifier.citation | MASCARENHAS, Luis Alberto Breda et al. Utilização da matriz morfológica para desenvolvimento da bancada de testes de válvulas e sedes de válvulas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE FABRICAÇÃO – COBEF, 8., 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 1-12. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/387 | - |
dc.description | p.1-12 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma matriz morfológica, aplicada no desenvolvimento de uma bancada experimental para testes de válvulas e sedes de válvulas automotivas. A matriz morfológica apoiou o processo de desenvolvimento de produto na tradução dos requisitos técnicos das partes envolvidas em funções parciais e princípios de solução com base no estudo de 5 bancadas de testes similares. Também é apresentada análise dos requisitos para que a bancada possa apoiar o desenvolvimento de novos materiais para válvulas e sedes de válvulas. As válvulas de exaustão são as mais exigidas em função da temperatura de operação. Para que funcionem conforme o rigor de operação com uma queima limpa e baixa emissão de poluentes é necessária aplicação de materiais especiais. Temperaturas extremas dos gases de escapamento, crescentes aumentos das velocidades das válvulas e altas pressões são apenas alguns dos parâmetros que ocasionam desgaste nas válvulas. Os materiais usados na sua produção devem ser caracterizados por boa trabalhabilidade, baixo desgaste, boa resistência mecânica e de fadiga e boa resistência a corrosão em altas temperaturas. Ao final é apresentado a arquitetura do sistema e a bancada final, desenvolvida para os testes dos componentes em alta temperatura. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Cobef | pt_BR |
dc.publisher | Cobef | pt_BR |
dc.source | Rua Desembargador Manoel Pereira | pt_BR |
dc.subject | Matriz morfológica | pt_BR |
dc.subject | Teste - Bancada | pt_BR |
dc.subject | Ensaio - Desgaste | pt_BR |
dc.subject | Automotiva - Válvula sede | pt_BR |
dc.subject | Alta temperatura | pt_BR |
dc.title | Utilização da matriz morfológica para desenvolvimento da bancada de testes de válvulas e sedes de válvulas | pt_BR |
dc.title.alternative | VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE FABRICAÇÃO - COBEF | pt_BR |
dc.type | Produção bibliográfica: Trabalhos publicados em anais de eventos | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2016-07-15T17:19:43Z | - |
Appears in Collections: | Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC) |
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Utilização da matriz ....PDF | 822.82 kB | Adobe PDF | View/Open |
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